Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

12/05/2023

Com 90% do cronograma concluído, Prefeitura executa concreto no piso em etapa da obra do Calçadão


Nos próximos dias, começa a fase final de acabamento dos canteiros e dos decks e o paisagismo na parte central

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, segue com a obra de revitalização do Calçadão Salvador Isaia. Os trabalhos estão com 90% do cronograma físico-financeiro concluído. Nesta semana, uma equipe avança na execução do concreto na última parte do piso, próximo à Rua Floriano Peixoto. Nos próximos dias, começa a fase de acabamentos finais dos canteiros e dos decks, com a colocação de postes e de lixeiras, além do paisagismo na parte central.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, esclarece que o trabalho junto à Rua Floriano Peixoto exige o reposicionamento de todas as redes (pluvial, cloacal e de água), sendo um procedimento complexo que levou mais de três semanas para ser concluído. De acordo com a equipe técnica que conduz os trabalhos, foram criados poços de visitação para o esgoto e adequação das redes pluviais para que não ocorra acúmulo de água dentro da galeria.
 
A responsável pela gestão da obra comemora a chegada da fase final da obra e relembra que o trabalho envolveu a solução de problemas crônicos que não estavam no escopo do trabalho, como as irregularidades do terreno e as redes desconhecidas ou com infiltrações, entre outras inconstâncias, que foram encontradas a cada etapa da obra. Graças à intervenção, foram solucionados alagamentos crônicos nas proximidades de empreendimentos como a Livraria da Mente, a Galeria Roth, a Galeria do Comércio e o Shopping Santa Maria.

“Durante a execução, a equipe encontrou uma série de irregularidades como rede de esgoto em local irregular e rede elétrica clandestina que foram arrumadas. Estamos entrando na fase de acabamentos finais, que dependem das condições climáticas, tempo seco e de pouca umidade, para a instalação dos decks, mobiliários, paisagismo e pintura do piso e postes de iluminação. Com isso, só poderemos estabelecer o prazo para a conclusão da obra nas próximas semanas. No contrato com a empresa responsável pelos serviços, está prevista a possibilidade de aditamento quando devido há intempéries ou serviços adicionais, como foi o caso, em função dos problemas que surgiram no decorrer do período”, adianta a secretária Ticiana.

A Construtora Continental, que é de Porto Alegre e tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução da tubulação pluvial, novo mobiliário e paisagismo. Os serviços de revitalização do Calçadão tiveram início em junho de 2022 e, conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano a partir dessa data, com mais dois anos de manutenção do espaço. O investimento do Município é de R$ 3.665.668,49.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial