Inicial > Estruturação e Reg. Urbana > Notícias > Prefeitura trabalha na construção de caixas,...

Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

13/07/2021

Prefeitura trabalha na construção de caixas, meios-fios e passeios em trecho do Bairro Menino Jesus


Após a conclusão desses serviços, a próxima etapa da obra contemplará a pavimentação asfáltica e a sinalização

A Prefeitura de Santa Maria segue com a obra de macrodrenagem que ocorre em trecho da Rua Gomes Carneiro, no Bairro Menino Jesus. A empresa Continental, responsável pela obra, concluiu a colocação de tubulação, respectiva à nova galeria de macrodrenagem que vai escoar a água pluvial, e trabalha na construção de caixas de inspeção, construção de meios-fios e passeios públicos a partir da Rua Major Duarte até a Rua Coronel Aníbal García Barão. A construção dos meios-fios entre as ruas Senador Cassiano e Major Duarte, nos dois lados da via, está em fase de conclusão, assim como no trecho entre as ruas Ari Nunes Tarraga e Senador Cassiano.

De acordo com o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes, em cada etapa da obra sempre há necessidade de ajustes, porém, após a conclusão desses serviços, a próxima etapa contemplará a etapa final da obra.

“Na sequência dos serviços que devem ser executados, a obra segue com a terraplenagem e a compactação. Depois, é feita a preparação do solo para a colocação do pavimento asfáltico como camada de revestimento final e a sinalização”, esclarece o secretário Gomes.

Ainda, conforme lembra o secretário, antes da conclusão da parte de macrodrenagem, foram feitos alguns pontos de ligação do esgoto cloacal, por isso, esse trabalho foi realizado pela empresa responsável juntamente com a Prefeitura e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Essas ligações são importantes, pois são medidas que ajudam a manter o bom funcionamento da galeria de águas pluviais e de tratamento de esgoto. 

O objetivo da obra de macro e microdrenagem é resolver, em definitivo, os problemas de infraestrutura naquela região do Bairro Menino Jesus, em função dos alagamentos em dias chuvosos. A nova galeria pluvial é instalada em trecho de 400 metros ao longo da Rua Manoel Gomes Carneiro, entre as ruas Ari Nunes Tagarra e Coronel Aníbal García Barão. O investimento é de R$ 2.654.239,65 com recurso do Fundo Pró-Saneamento. 

A obra teve início no dia 29 de maio de 2020 com previsão para ser concluída ao longo de 150 dias. Houve solicitação de reprogramação com aumento de prazo até 22 de junho de 2021, porém, foi necessário um novo aditivo de prazo, e os serviços serão prorrogados até setembro de 2021. Como essa é uma obra grandiosa e complexa, as reprogramações se justificam por atrasos ocasionados devido a interferências não previstas, como redes de drenagem pluvial que deságuam na Rua Gomes Carneiro, redes de abastecimento de água e redes de esgoto, além de adutoras de grande porte que necessitaram de mais tempo para a execução.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial