Seções
Inicial > Vice-Prefeito > Notícias > Revitalização da Gare da Viação Férrea...

Gabinete do Vice-Prefeito

20/02/2024 21/02/2024 15h06m

Revitalização da Gare da Viação Férrea chega ao terceiro mês com melhorias na parte externa


Nesta semana, trabalhos estão voltados à plataforma de embarque e ao pavimento coberto pelo lanternim

A área externa da Gare da Viação Férrea segue recebendo serviços de manutenção das estruturas. Desta vez, os trabalhos estão voltados à cobertura da plataforma de embarque, aos fundos dos pavilhões e à concretagem do piso da área coberta pelo lanternim, local onde hoje se encontram a antiga locomotiva e os vagões.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo esteve nesta semana na obra e falou sobre os processos de revitalização da estação ferroviária.

“A obra tem mais agilidade nestas intervenções que não necessitam de reparos de alta complexidade, situação que enfrentaremos com muito mais cautela na Estação de Passageiros. O que vemos neste momento é a parte externa da Gare muito mais bonita, ficando do jeito que sempre sonhamos”, ressaltou Decimo.

MELHORIAS

A área totalmente coberta pelo lanternim atualmente passa pela troca do piso. Desde segunda-feira (19), as equipes realizam a concretagem do novo pavimento. Segundo o superintendente de Desenvolvimento Econômico e fiscal da obra, Jeferson Nunes, a concretagem deve se estender até a plataforma de embarque, sempre respeitando as particularidades de cada trecho. Quanto à plataforma, ela está sendo coberta com telhas de aluzinco. Anteriormente, a estrutura passou por limpeza e recebeu uma nova pintura.

Assim como a Gare já recebeu a visita do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) nas últimas semanas, na segunda-feira foi a vez da arquiteta Danielle Faccin, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fazer uma vistoria no local. Ela explica que o local é valorado pela instituição, assim como a Associação dos Empregados da Viação Férrea e a Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai), oriundas da Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), o que justifica a sua presença. Ela fotografou diferentes pontos da obra e o material será enviado ao Iphan.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial