Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

10/02/2022 10/02/2022 16h35m

Equipe da Prefeitura acompanha início do trabalho de revitalização do prédio da SUCV, no Centro


Rafael Favero (Mtb: 20.291)

Ação começou pela lavagem das paredes externas do edifício

Começou nesta semana a revitalização do Edifício João Fontoura Borges, o conhecido “prédio da SUCV”, na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires, no Bairro Centro. A equipe da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, esteve no local na manhã desta quinta-feira (10), para acompanhar o início do trabalho, que se deu pela lavagem das paredes externas. 

“O nosso objetivo foi alinhar diretrizes e saber quais são os próximos passos e os prazos de cada etapa do trabalho de revitalização externa. É uma iniciativa que merece todo o carinho e atenção do Município, já que prédio é um dos mais bonitos e históricos de Santa Maria”, afirmou o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas, durante a visita. 

A Prefeitura de Santa Maria é uma das condôminas do prédio da SUCV, patrimônio público e privado. Os condôminos contrataram uma empresa para executar o serviço de revitalização da parte externa, a André Soares Pinturas Prediais e Residenciais. A Administração Municipal vai investir cerca de R$ 160 mil, do total de R$ 180 mil, dividido entre os integrantes do condomínio. 

Já aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria (Comphic), o projeto de revitalização envolve lavagem, reparos e pintura das paredes externas e consertos no telhado. A previsão da empresa é que todas as etapas sejam concluídas em até quatro meses. 

O prédio foi inaugurado em 1926 com o objetivo de abrir a Sociedade União de Caixeiros Viajantes  (SUCV) e carrega essa marca até hoje. Somente o andar térreo funciona. Os demais estão interditados. A fachada da construção é tombada como patrimônio histórico municipal. 

Também acompanharam a visita a superintendente de Administração da Prefeitura, Josi Aline Walter, o proprietário da empresa responsável pela revitalização, André Soares, e o empresário Luiz Francisco Dias, um dos condôminos.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Rafael Favero (Mtb: 20.291) e João Alves (Mtb: 17.922)

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial