Secretaria de Município de Licenciamento e Desburocratização

22/08/2021 22/08/2021 15h57m

Festas e aglomerações em vias públicas são registradas em seis bairros de Santa Maria


Festa clandestina

Equipes da Fiscalização Municipal Integrada atenderam ocorrências via Ciosp e atuaram no cumprimento de protocolos sanitários neste fim de semana

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada, realizou mais ações para confirmar o cumprimento de protocolos sanitários em meio à pandemia. Entre a noite deste sábado (21) e a madrugada deste domingo (22), a fiscalização atendeu diversas denúncias informadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

Na madrugada deste domingo, a força-tarefa encerrou uma festa clandestina com cerca de 300 pessoas, com aglomeração, o não uso de máscara, consumo de bebida alcoólica em via pública e perturbação do sossego público. A equipe chegou ao local, em uma chácara particular no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, e realizou a dispersão das pessoas. De acordo com a fiscalização, o proprietário do local aluga a chácara para eventos, e já foi autuado e notificado por várias vezes. Além do Termo Circunstanciado lavrado pela Brigada Militar, tanto o dono da chácara quanto o responsável pela festa foram notificados com auto de infração por descumprir os protocolos e contrariar os Decretos Municipal e Estadual.

Outra denúncia de festa também foi constatada no mesmo bairro. Por volta das 2h15min, a fiscalização encerrou um evento com aproximadamente 150 pessoas em um estabelecimento comercial. O responsável foi notificado com um auto de infração por promover evento sem distanciamento, com aglomeração de pessoas e sem o uso da máscara de proteção facial.

Ainda, durante a noite e a madrugada, as equipes atenderam a denúncias e realizou rondas por diversos bairros de Santa Maria. A fiscalização verificou uma denúncia de evento religioso no Bairro Dom Antônio Reis, por volta das 23h55min. Ao chegar no local, foi averiguado que havia aproximadamente 150 pessoas no local, sem respeitarem os devidos procedimentos sanitários para coibir a Covid-19. O responsável pelo templo recebeu um auto de infração sanitária e o evento foi encerrado.

Aglomerações em vias públicas

Em outra vistoria, uma equipe da força-tarefa esteve na Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, próximo ao Ginásio Oreco. No local, havia em torno de 30 pessoas aglomeradas, sem o uso de máscara, consumindo bebida alcoólica em via pública e perturbando o sossego público. Todos foram dispersados e a equipe da força-tarefa se concentrou nas medicações, a fim de inibir qualquer fato semelhante. 

Outra denúncia de aglomeração e perturbação de sossego público ocorreu nas ruas do Rosário e Silva Jardim, no Bairro do Rosário. Com isso, uma equipe da fiscalização permaneceu no local para coibir outras aglomerações.

Já na Avenida Ângelo Bolson, no Bairro Duque de Caxias, um homem foi notificado com um auto de infração sanitária por estar consumindo bebida alcoólica em via pública. Em torno das 3h50min deste domingo, uma equipe da Guarda Municipal realizou a dispersão de aproximadamente 30 pessoas que estavam aglomeradas na Praça dos Bombeiros, no Bairro Bonfim. 

Paralelo às ações da força-tarefa, na noite de sábado, uma equipe de fiscais multou estabelecimentos que foram notificados com autos de infração por descumprirem decretos. Os locais, que ficam nos bairros Centro, Uglione e Camobi, seguem em funcionamento, mas deverão se adequar aos protocolos e regularizações.

De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro, a maior parcela da população está ciente e consciente dos efeitos da pandemia de coronavírus, seguindo os cuidados necessários. Porém, ainda há muito desrespeito.

“É lamentável que ainda exista um pequeno grupo que se mobiliza para que ocorram festas e ou aglomerações, desrespeitando as outras pessoas. Com isso, torna de suma importância e extrema necessidade que sejam intensificadas as fiscalizações”, relata o superintendente.

A Fiscalização Municipal Integrada é formada pelos servidores da Guarda Municipal, da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, da Vigilância em Saúde e da Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização, com apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil. Eles foram treinados, têm domínio da legislação sanitária e dos decretos em vigor. Diariamente, estão nas ruas e avenidas da cidade realizando ações que buscam garantir a segurança da população por meio do cumprimento dos Decretos Executivos municipais e estaduais. 

Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (celulares somente via WhatsApp). 

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial