Secretaria de Município de Licenciamento e Desburocratização

24/08/2021

Força-tarefa deflagra desmanches clandestinos e mais de 70 veículos são encontrados em Santa Maria


Foram duas operações realizadas durante esta terça-feira (24) contra a venda e a interceptação de peças

Uma ação conjunta entre representes da Prefeitura, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Estadual e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) resultou na 99ª Operação da Força-Tarefa Desmanches, realizada durante a manhã desta terça-feira (24), em Santa Maria. Ao todo, foram encontrados 74 veículos em dois desmanches clandestinos e em situação irregular.

Na Estrada Picada dos Bastos, distrito de Boca do Monte, foram encontrados 17 veículos. O proprietário pelo local foi notificado por não ter Alvará de Localização para depósito de veículos. 

Já em outra ação, foram localizados 57 veículos, entre carros e carroças, em um terreno que fica na divisa dos bairros Nova Santa Marta e Agroindustrial. O responsável pelo desmanche foi notificado pelo Detran-RS e teve a prisão decretada por fazer ligação clandestina de energia elétrica. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para registrar a ocorrência, pagou fiança e foi liberado. 

Conforme explica o superintendente de Fiscalização, Marcio Abbade, nos dois casos os proprietários vão responder processo por comércio ilegal de peças veiculares e crime ambiental. As peças e veículos apreendidos serão encaminhados para a reciclagem na empresa Gerdau, em Sapucaia do Sul.

“Cada vez mais surge este tipo de comércio, em que os responsáveis não solicitam a baixa definitiva dos veículos, junto ao Detran, para poderem ser utilizados como sucata de forma legal. A Polícia Civil atuou com uma equipe especializada em desmanche de carros, vendas e interceptação de peças. Ao todo, a força-tarefa contou com aproximadamente 50 pessoas nesta terça. Novas ações devem ser realizadas nos próximos meses para coibir essas irregularidades”, explicou Abbade.

A ação contou com servidores da Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização, por meio da Superintendência de Fiscalização, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da subprefeitura do distrito de Boca do Monte.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial