Secretaria de Município de Licenciamento e Desburocratização

15/09/2023 15/09/2023 15h57m

Em incentivo à desburocratização, Prefeitura inaugura a Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae


O local contribuirá para a redução da burocracia e da informalidade no setor, além de oferecer apoio e orientação aos empreendedores

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou, na manhã desta sexta-feira (15), a solenidade de inauguração da Sala do Empreendedor, na Rua André Marques, nº 820, 10º andar.

A Sala do Empreendedor é um novo local de atendimento da Prefeitura que visa facilitar os processos de abertura, regularização e baixa de empresas; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI), como emissão de nota fiscal, acesso a crédito e orientação empresarial. A iniciativa se junta às demais já promovidas pelo Município em prol do empreendedorismo e desburocratização, como o Programa Avança Santa Maria, Poupa Tempo, Tudo Fácil Empresas e Descomplica SM; além das ofertas de crédito como o Distrito Criativo Credi e Juro Zero.

“Nos dedicamos, desde o início da gestão, a combater a falta de dinheiro e a burocracia. Hoje, a partir de muito trabalho e de parcerias importantíssimas, temos inúmeros programas voltados à desburocratização, empreendedorismo e oferta de crédito. Quando falo que aqui é a Sala do Empreendedor, mas lá dentro o ambiente é Avança Santa Maria, é porque é um local de ambiente, tal como as pessoas querem. Um ambiente bom, em que possam se sentir à vontade e receber consultoria para se desenvolverem. Tenho certeza que é isso que estamos fazendo, trabalhando pelo desenvolvimento de Santa Maria”, declarou o prefeito Jorge Pozzobom, durante a solenidade.

No local, os empreendedores podem contar com o apoio de um agente de negócios para realizar todos os procedimentos necessários de forma rápida e simples. Também será possível receber orientação sobre como abrir ou regularizar uma empresa, e também como melhorar a gestão de seu negócio.

“Nós estamos trabalhando para que o ambiente econômico de Santa Maria seja melhor e próspero. Temos aqui um capital humano imenso. Ao nível de Brasil, somos a 3ª cidade no quesito Capital Humano, estando atrás das capitais Florianópolis e Vitória. O nosso ambiente econômico está cada vez mais se fortalecendo. Sancionamos, no começo do ano, o Avança Santa Maria. Temos o Juro Zero, o Distrito Criativo Cred. Nós estamos efetivamente unindo esforços para um ambiente econômico mais vigoroso e saudável”, pontuou no evento o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Entre os serviços que são oferecidos, estão os seguintes: orientação sobre a abertura e a formalização de empresas; assessoria para o desenvolvimento de planos de negócios; acesso a linhas de crédito e financiamento; capacitação e treinamento para empreendedores; e divulgação de oportunidades de negócios. A maioria dos serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor é gratuita.

“A Sala do Empreendedor é um ambiente aconchegante com foco no acolhimento do empreendedor, seja ele na estatura que for. Essa iniciativa vem a coroar todo esse trabalho que vem sendo feito pela administração do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Rodrigo Decimo no que tange à desburocratização e ao desenvolvimento dos processos que competem ao Poder Público, como a questão regulatória, de atendimentos e esclarecimentos de processos. A Sala também inaugura uma nova forma de a administração pública tratar essas questões que envolvem licenciamento, com agentes aptos a realizar consultorias, indo além da cultura cadastral e cartorial. Entendemos que isso contribuirá para o desenvolvimento econômico do município”, afirmou o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Pietro Júnior.

A Sala do Empreendedor atende pelo telefone (55) 99155-3086 (WhatsApp) ou pelo e-mail saladoempreendedorsantamariars@gmail.com. O horário de atendimento é das 8h30min às 13h30min.

“Quando o assunto é empreendedorismo, Santa Maria merece posição de destaque. Em 2022, a cidade ocupou o 19º lugar no índice de Cidades Empreendedoras, mostrando a sua pujança e que aqui é um lugar vibrante para se empreender. Além de todo o aparato de instituições que temos aqui, de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo, à inovação e à educação, a própria abertura da Sala do Empreendedor denota essa pujança”, disse o gerente regional do Sebrae, Maico Fabiano Fernandes.

A solenidade também contou com as presenças da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana; da secretária de Finanças, Michele Antonello; do secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães; do secretário de Meio Ambiente, Marcos Vinícius Moraes; da secretária adjunta de Inovação e Tecnologia da Informação, Fernanda Ferreira dos Santos; do presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), Ewerton Falk; e de outros representantes da Prefeitura, do Sebrae e do Espaço Contábil. Representando o Poder Legislativo, participou o vereador Getúlio de Vargas.

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial