Inicial > Licenciamento e Desburocratiza > Notícias > Prefeitura dá início à comercialização de...

Secretaria de Município de Licenciamento e Desburocratização

18/10/2023 19/10/2023 09h59m

Prefeitura dá início à comercialização de 223 lotes disponíveis durante a 80ª Romaria da Medianeira


Interessados na aquisição dos espaços devem procurar a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização. Atendimentos são agendados pelo site institucional

A Prefeitura de Santa Maria dá início, nesta quarta-feira (18), à comercialização dos lotes para 223 bancas que ficarão instaladas na Avenida Medianeira durante a 80ª Romaria Estadual da Medianeira. Interessados na aquisição dos espaços devem procurar a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (Seld), junto à Superintendência de Fiscalização, no prédio Office Tower (Rua André Marques, 820, 10º andar), das 8h30min às 13h. Para atendimento, é necessário fazer agendamento prévio pelo site institucional.

Para agendar, basta acessar o site da Prefeitura, selecionar a categoria “Superintendência de Fiscalização”, “Manual para agendamento”, e o serviço “Coordenadoria de Fiscalização de Atividades Econômicas. Na sequência, é necessário escolher a data e o horário a partir de 18 de outubro. Para esclarecimento de dúvidas, contatar a Superintendência de Fiscalização pelo telefone (55) 3922-1232.

Conforme a Seld, neste ano, serão disponibilizadas 223 bancas para a 80ª edição da Romaria da Medianeira. Os lotes serão demarcados na Avenida Medianeira, entre as ruas Barão do Triunfo e Visconde de Pelotas, nos dois sentidos (veja mapa em anexo). Haverá lotes destinados ao Distrito Criativo e lotes destinados aos indígenas. Cada banca terá dois metros de largura. O investimento é de R$ 326. Esse valor prevê a ocupação do solo, bem como a autorização para a comercialização de produtos.

Os espaços não adquiridos previamente estarão sendo comercializados na Avenida Medianeira, no posto da Fiscalização, em frente à Basílica da Medianeira, a partir das 17h do dia 10 de novembro (sexta-feira), primeiro dia da programação da Romaria.

Ambulantes também poderão comercializar produtos durante a Romaria. Não há um número pré-definido desses profissionais, que não precisam pagar taxas, mas devem estar sempre circulando pelo local.

Tanto no caso de ambulantes quanto no de comerciantes que alugarem um espaço físico, é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas. Todos os vendedores são responsáveis por recolher resíduos dos produtos vendidos.

A instalação das bancas estará permitida a partir das 7h do dia 12 de novembro (domingo), terceiro e último dia da programação da Romaria. Uma equipe da Prefeitura de Santa Maria estará no local fazendo a orientação. A comercialização de produtos, nos espaços físicos ou de ambulantes, é permitida entre 7h e 17h, apenas no domingo.

“Ao término da Romaria, todo o material utilizado pelos comerciantes deve ser recolhido ao final das atividades, evitando deixar na avenida, principalmente, materiais que possam causar ferimentos às equipes da limpeza”, informa o Superintendente de Fiscalização da Prefeitura, Valdori Rocha.

A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura, é apoiadora da 80ª Romaria da Medianeira, que, neste ano, ocorrerá em três dias, de 10 a 12 de novembro, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, com a tradicional procissão apenas no domingo, dia 12. O lançamento da Romaria ocorreu em agosto. A programação completa está disponível no documento em anexo.

“A Prefeitura tem sido parceira da Arquidiocese na condução da Romaria desde que ela passou a ter uma mudança significativa, passando a ter mais de um dia, e, sim, firmando-se como um evento de turismo religioso, que estimule o pernoite das pessoas na cidade. Essa novidade já aconteceu no ano passado, e, neste ano, o evento terá início na sexta (dia 10) com atividades culturais e religiosas, focado no público que envolve toda a família no aspecto religioso, no reforço da fé e da peregrinação. Nos três dias, também haverá atividades que envolvem a juventude. A nossa secretaria fez uma parceria com a Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTURR), e estamos fazendo uma mobilização junto à rede hoteleira para ofertar pacotes especiais para os romeiros. O comércio local, por iniciativa do Sindilojas, está estimulando a abertura do comércio no domingo do evento, para aproveitar a vinda de milhares de pessoas à cidade. A Romaria é um evento que retroalimenta a economia local, gerando desenvolvimento econômico e turístico para Santa Maria”, pontua a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.

SERVIÇO
O quê: 80ª Romaria Estadual da Medianeira
Tema: “Mãe Medianeira: 80 anos de graça e missão”
Quando: 10 a 12 de novembro
Onde: Basílica da Medianeira, Avenida Nossa Senhora Medianeira, 631

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial