Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

20/10/2021

Blitz educativa realizada pela Prefeitura aborda mais de 150 veículos no Bairro Juscelino Kubitschek


Ação para prevenir acidentes ocorreu no final da tarde desta terça-feira (19)

Para conscientizar os motoristas sobre os cuidados no trânsito e evitar acidentes, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou nova iniciativa de orientação no final da tarde desta terça-feira (19). A blitz educativa ocorreu na Rua Radialista Osvaldo Nobre, no sentido Centro-Bairro, logo após o Quartel do Parque Regional de Manutenção, no Bairro Juscelino Kubistchek. Das 17h às 18h, foram abordados 163 condutores de veículos, entre automóveis e motocicletas.

Durante a blitz, os motoristas foram abordados de maneira educativa sobre condutas seguras e respeito às regras no trânsito, como sinalização e advertência para as faixas de pedestre, além de ter havido distribuição de material impresso. Conforme a coordenadora do Programa Educação para o Trânsito, Ivanez de Deus, os motoristas foram atenciosos durantes as abordagens, além de entenderem a necessidade de respeitar a faixa de pedestres e os sinais de trânsito.

“Esta blitz educativa foi mais um momento importante de interação com os condutores. Ela se configurou na possibilidade de trabalhar a questão da conscientização e responsabilidade no trânsito, além do movimento em defesa do bem maior: a vida. As ações são sempre baseadas em levantamento de dados estatísticos e, a partir daí, são planejadas de forma a levar a atingir o objetivo a que se propõe a educação para o trânsito, de forma preventiva, desenvolver a responsabilidade de condutores e pedestres ao utilizarem a via pública”, explica Ivanez.

A blitz educativa faz parte do cronograma permanente da Campanha Municipal de Segurança no Trânsito “Volte Pra Casa”, e as ações são realizadas todos os meses em ruas e avenidas de maior tráfego de veículos em Santa Maria. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Programa Educação para o Trânsito e do Programa Vida no Trânsito (PVT), em parceria com a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e com a Guarda Municipal.

Diálogo nas escolas

Para reforçar a importância da educação, seja como pedestre ou motorista, além de promover as blitze orientativas, a Coordenação do Programa Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana também realiza ações nas escolas. No início deste mês, a convite do Colégio Riachuelo, os servidores conversaram com alunos dos terceiros anos, que trabalharam a temática na Semana Nacional do Trânsito.

 “Foi uma tarde de reflexão sobre os cuidados no trânsito, preservação à vida, respeito à sinalização e a importância de entender e compreender as mensagens, linguagens verbais e não verbais do trânsito, visual, sonora e gestual. Os estudantes questionaram sobre infrações, idade adequada para andar no banco da frente, uso de cinto de segurança, entre outros assuntos”, lembra Ivanez.

Escolas de Santa Maria interessadas em oferecer aos seus alunos um diálogo sobre a temática “trânsito”, podem solicitar a palestra gratuita do Programa Educação para o Trânsito pelo telefone da Secretaria: (55) 3921-7271.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial