Inicial > Mobilidade Urbana > Notícias > Novo semáforo está em operação próximo...

Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

14/11/2022

Novo semáforo está em operação próximo a instituições de ensino em trecho do Bairro Rosário


Equipamento foi instalado pela Prefeitura e entrou em operação no sábado (12)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que um novo conjunto semafórico está em operação no cruzamento da Rua Silva Jardim com a Rua Serafim Valandro, no Bairro Rosário. O equipamento foi instalado na última semana e entrou em operação no sábado (12).

Uma equipe da secretaria trabalhou na melhoria da sinalização horizontal e vertical, e na instalação do conjunto semafórico no cruzamento na quinta-feira (10). O novo semáforo opera em dois tempos e fica próximo às seguintes instituições de ensino: Universidade Franciscana (UFN); Colégio Franciscano Sant’Anna; e Colégio Estadual Cícero Barreto. A instalação é uma contrapartida da empresa MRU Construções. 

Conforme explica o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, essa mudança no trânsito é necessária pois, nesse local, diariamente trafegam centenas de veículos.

“O novo semáforo vai proporcionar melhor fluidez no trânsito, mas, principalmente, mais segurança por estar próximos a instituições de ensino, onde há grande circulação de estudantes, de pessoas e de veículos. Além disso, o Setor de Engenharia de Tráfego da Secretaria segue realizando estudos para verificar a necessidade da instalação de equipamentos ou alterar a sinalização viária no perímetro urbano. Seguimos trabalhando para organizar, harmonizar, e melhorar o trânsito de Santa Maria, promovendo a segurança das pessoas”, diz o secretário Ponsi. 

Novos semáforos

Além desse equipamento em operação no Bairro Rosário, outros conjuntos semafóricos devem entrar em funcionamento em breve, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Uma equipe da secretaria já fez a implantação de braços semafóricos no cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas, e na Rua Duque de Caxias com a Rua Tamanday (a instalação é uma contrapartida da ampliação da Fadisma). 

Além disso, recentemente outras vias de Santa Maria receberam novos equipamentos. Um novo conjunto semafórico está em funcionamento desde o dia 5 de novembro, no cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Appel. No dia 14 de outubro, foram instalados dois conjuntos semafóricos nos seguintes locais: no cruzamento da Avenida Borges de Medeiros com as ruas Fernandes Vieira e Inspetor Goulart, no Bairro Divina Providência, com quatro tempos; o outro equipamento está em operação na Rua Ernesto Beck com a Avenida Liberdade, no Bairro Passo D’Areia, e tem três tempos.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial