Inicial > Mobilidade Urbana > Notícias > Mais de 20% dos condutores abordados...

Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

19/05/2023

Mais de 20% dos condutores abordados na Balada Segura cometeram alguma infração de trânsito


As barreiras foram montadas em trechos da Rua dos Andradas e na Avenida Hélvio Basso, entre a noite de quinta-feira (18) e madrugada desta sexta-feira (19)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou mais uma ação da Operação Balada Segura entre as 19h de quinta-feira (18) e a 1h da madrugada desta sexta-feira (19). As barreiras foram montadas em trechos da Rua dos Andradas, no Centro, e na Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. A operação resultou na abordagem de 100 veículos. Destes, foram constatados que mais de 20% cometeram alguma infração de trânsito.

Conforme explica o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, do total dos condutores abordados, seis se recusaram a realizar o teste do etilômetro, e um ingeriu bebida alcoólica, sendo constatado pelo aparelho o resultado de 0,05 mg/l, e aplicada as penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na operação, também foram abordados quatro veículos com o licenciamento vencido. Foi oferecida a opção para o pagamento dos débitos através de aplicativo bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021. Do total, um condutor optou pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa, já dois não pagaram, sendo removidos os veículos, como prevê o CTB, e um motorista evadiu-se da fiscalização. 

Ainda, durante a Balada Segura, uma motocicleta evadiu-se da fiscalização sendo autuado conforme o CTB, por desobedecer as ordens do Agente de Trânsito, transpor bloqueio viário policial e veículo trafegando com licenciamento vencido.

A Balada Segura teve a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar. 

Dados da Operação:

Veículos abordados: 100
Total de autuações: 22
Autuados por recusa: 6
Autuados por teste: 1 (0,05 mg/l)
Testes de etilômetro: 94
Veículos recolhidos: 2

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial