Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

22/05/2023

Blitz da Prefeitura orienta pedestres e motoristas em trecho da Rua José Bonifácio, no Centro


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Novas ações educativas alusivas à campanha Maio Amarelo devem ocorrer até o final deste mês

Com o objetivo de chamar a atenção para o cuidado com a faixa de pedestres, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou uma blitz educativa da campanha Maio Amarelo. A ação para conscientização e segurança no trânsito ocorreu na Rua José Bonifácio, no semáforo em frente a Policlínica do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA), na manhã desta segunda-feira (22).

Ainda na sexta-feira (19), em parceria com a empresa Nicola Motos, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou outra blitz na Avenida Nossa Senhora das Dores para chamar a atenção sobre a prevenção de acidentes com motociclistas e o respeito à faixa de pedestres. No local, foram abordados mais de 90 motocicletas.

“Neste Maio Amarelo estamos desenvolvendo ações que estimulem a sociedade para um trânsito mais seguro para todos. Procuramos enfatizar para todos os segmentos a importância de observar e respeitar as leis e o cuidado com a vida. No geral, todos os condutores, passageiros, pedestres e motociclistas que abordamos nas blitze, ressaltam a importância e têm elogiado as iniciativas com o objetivo de termos mais segurança no trânsito. Lembramos que na semana anterior ao Dia das Mães, também aproveitamos para homenagear as mães chamando a atenção da importância do valor à vida, já que ela é o nosso primeiro exemplo de amor à vida”, destaca a coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT), Lucimar Garcia de Sá. 

Novas ações educativas alusivas às campanhas “Volte pra Casa” e Maio Amarelo e palestras sobre Segurança no Trânsito em empresas e instituições devem ocorrer até o final deste mês (programação, abaixo).

Sobre o Movimento Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, no Brasil, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) foi publicada, em 11 de maio de 2011. Com isso, maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção, e também, a sinalização de advertência no trânsito.

O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Assim, o Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Por isso, o objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, além de estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. 

O Maio Amarelo é organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, através do Programa Vida no Trânsito (PVT), e desenvolvido juntamente com o Programa Educação para o Trânsito, Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), e órgãos que fazem parte do Comitê Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito (CIPVT), como: Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), e Centros de Formação de Condutores (CFCs) Viacentro, Ativa e Padre Reus. 

PROGRAMAÇÃO MAIO AMARELO

Terça-feira (23):
Das 16h30min às 17h30min, blitz educativa, Avenida Medianeira, em frente à Basílica

Quinta-feira (25):
Das 8h às 9h, blitz educativa, RSC-287, Km 220, Praça do Pedágio
Das 16h30min às 17h30min, blitz educativa, Rua Euclides da Cunha, próximo ao Supermercado Beltrame

Terça-feira (30):
Das 16h30min às 17h30min, blitz educativa, Avenida Paulo Lauda, em frente ao Centro Comunitário Tancredo Neves
Das 19h15min às 20h30min, palestra sobre Segurança no Trânsito, na Ótica Gaiger, no Calçadão

Quarta-feira (31)
Das 14 às 17h, Dia do Desafio, Praça do Mallet

*As blitze educativas só ocorrem com tempo estável. Caso chova, são canceladas. Essa programação poderá sofrer alterações se houver impedimento da realização de alguma ação.

Fonte: Secretaria de Mobilidade Urbana.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

                             

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial