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11/05/2021 11/05/2021 18h33m
Samu Santa Maria completa 10 anos de atuação com aumento no número de atendimentos
Depois da implantação da Central Telefônica de Regulação local, que funciona das 7h às 19h, média de atendimentos passou para 1.000 por mês
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Santa Maria completa 10 anos do primeiro atendimento no Município nesta terça-feira (11). A iniciativa, que começou somente com o serviço de intervenção, passou a contar, em 2019, com uma Central Telefônica de Regulação local, que funciona das 7h às 19h, proporcionando maior agilidade dos atendimentos prestados à população.
“A regulação médica local do Samu foi uma conquista muito importante da nossa gestão e contribuiu para um dos nossos principais objetivos: melhorar os atendimentos de saúde para todos os nossos cidadãos. É gratificante ver que o empenho que tivemos lá em 2019 já apresenta resultados práticos”, comemora o prefeito Jorge Pozzobom.
De acordo com o coordenador administrativo do Instituto Masper, responsável pela gerência do serviço, Nilvo Garcia da Rosa, antes da implantação da regulação local, o Samu Santa Maria realizava uma média de 700 atendimentos por mês. Agora, essa média alcança a marca de 1.000 atendimentos mensais.
O Samu Santa Maria conta com uma equipe de suporte avançado, com médico, enfermeiro e condutor, e três equipes de suporte básico, com técnico de enfermagem e condutor.
“Conseguimos, com a regulação médica em Santa Maria, liberar a ambulância com maior rapidez, assim como definir com mais eficácia o destino do paciente”, explica Nilvo da Rosa.
Na época, Santa Maria foi o primeiro município gaúcho a assinar termo de adesão à Regulação Compartilhada por meio de Centrais Acessórias de Regulação Remota do Samu. Depois das 19h, a regulação é feita por Porto Alegre. O telefone para acionar o serviço é o 192.
Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Imagens: Guilherme Brum
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria