Notícias

12/05/2021 13/05/2021 15h55m

Trecho da Avenida Borges de Medeiros recebe mais uma etapa da pavimentação da via nesta quarta (12)


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Serviço consiste na aplicação da camada que serve para impermeabilizar o solo e permitir condições de aderência à camada de asfalto

A obra de macrodrenagem em trecho da Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, em Santa Maria, avança em mais uma etapa nesta quarta-feira (12), com a imprimação da base da via, anterior à colocação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é a camada asfáltica. A empresa Conpasul, responsável pela obra, realiza esse serviço, que consiste na aplicação da camada que serve para impermeabilizar o solo e permitir condições de aderência ao asfalto.

Durante boa parte do dia, houve bloqueio na avenida no sentido Bairro-Centro, sendo, na via da esquerda, entre as ruas Padre Manoel da Nóbrega e Olegário Mariano; já no lado direito da avenida, foi entre as ruas Padre Manoel da Nóbrega e Inspetor Goulart. Após concluída a imprimação, a empresa deve espalhar um pó sobre a via para liberar o trânsito até o final do dia desta quarta-feira.

“Depois desse serviço, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deve realizar a auscultação nos pontos e liberar a via. Antes da colocação da camada asfáltica, serão feitos os meios-fios nos dois lados do trecho da Borges de Medeiros”, explica o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes.

Melhorias
A obra de macro e microdrenagem, que tem por objetivo resolver os problemas de alagamentos enfrentados por motoristas e moradores em trecho da Avenida Borges de Medeiros, contempla a execução de drenagem pluvial, a pavimentação asfáltica e a sinalização viária entre a Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra formada pelas ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo. A obra está orçada em R$ 2.072.768,65, com recurso do Fundo Pró-Saneamento. A empresa Conpasul Construção e Serviços é a responsável pela execução dos serviços.

Os trabalhos tiveram início no dia 22 de outubro de 2020 com previsão para serem concluídos em 120 dias. Foi solicitado aditivo de prazo por mais 60 dias, em 27 de janeiro de 2021, e haverá reprogramação de mais 90 dias. Os acréscimos de prazos foram necessários por haver readequações no projeto (drenagem, pavimentação e calçadas), bem como as interferências provenientes das redes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), adutora de água e esgoto, que demandam mais tempo de serviço.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial