Inicial > Notícias > Prefeitura aponta casos de dengue em...

Notícias

14/05/2021 14/05/2021 16h14m

Prefeitura aponta casos de dengue em Santa Maria e realiza ações de combate ao mosquito transmissor


Guilherme Scapin Borges

Até o momento, são 26 ocorrências confirmadas da doença e outras 51 em investigação

Os moradores de Santa Maria precisam ficar em alerta. De acordo com a atualização desta sexta-feira (14) do boletim epidemiológico de dengue, o Município registra mais de duas dezenas de casos da doença. A maior parte está concentrada na região limítrofe entre os bairros Nossa Senhora do Rosário e Bonfim, na área central da cidade. 

Até agora, são 26 casos confirmados de dengue e outros 51 em investigação. Conforme o coordenador de Vigilância Ambiental – Controle do Aedes aegypti (mosquito transmissor), Denoide Samuel Mezeck, o surto, por enquanto, pode ser considerado de “pequeno porte”. Ele explica que a classificação de “surto” já pode ser utilizada em Santa Maria porque as notificações estão bastante restritas a uma região apenas, onde os mosquitos fazem transmissão comunitária. 

Mezeck acrescenta que a Secretaria Municipal de Saúde segue com o trabalho de busca ativa para controle dos casos, de segunda a sexta-feira. Os agentes de saúde da Prefeitura vão até as residências da população, devidamente identificados, e utilizam todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários durante a pandemia da Covid-19. 

“Nós fazemos o controle químico e mecânico. Retiramos ou inutilizamos materiais que acumulam água limpa – que não foi alterada por produtos químicos — e parada. Esse é o método mais eficaz, o mecânico. Quando não é possível fazê-lo, utilizamos o método químico, com produtos para eliminar larvas ou o próprio mosquito”, explica o coordenador. 

A Secretaria Municipal de Saúde tem recebido notificações de outros bairros. No entanto, geralmente, os pacientes diagnosticados com dengue que não moram nos bairros Nossa Senhora do Rosário e Bonfim, geralmente, trabalham ou tiveram contato com pessoas que residem nessa região. 

Além disso, na quarta-feira (12) pela manhã, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou uma ação de combate à dengue nos bairros mais afetados com a difusão de produto químico adequado para frear a propagação do mosquito transmissor.

Cuidados

Segundo Mezeck, os sintomas da dengue são semelhantes ao de uma gripe forte e até mesmo da Covid-19. Por isso, a orientação é que, ao sentir sintomas como dor de cabeça, no fundo dos olhos, dor no corpo e febre, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima. As equipes de Saúde estão informadas sobre o surto e irão encaminhar o paciente para realizar o exame para dengue, que é feito de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial