Notícias

16/05/2021

Fiscalização dispersa aglomerações com até 30 pessoas e notifica bar por descumprimento de horário


Foto: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)

Por rondas e averiguação de denúncias, agentes da força-tarefa fizeram vistorias na noite de sábado (15) e na madrugada de domingo (16)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada, seguiu as ações de fiscalização na noite deste sábado (15) e na madrugada deste domingo (16) a fim de garantir o cumprimento das normas vigentes durante a pandemia de coronavírus. Os agentes fizeram cerca de 25 vistorias, que resultaram em flagrantes de aglomeração e consumo de bebida alcoólica em vias públicas. Durante as ações, um bar foi notificado por funcionamento fora do horário permitido.

Os flagrantes de aglomeração em via pública foram as principais ocorrências, em que foram registrados grupos de 5 a 30 pessoas reunidas. Assim como foi registrado na noite desta sexta-feira (14), a Rua do Rosário foi foco de duas denúncias em horários distintos na noite deste sábado e na madrugada deste domingo. Em ambas as abordagens, os agentes da força-tarefa constataram aglomeração com cerca de 30 pessoas, que se dispersaram ao perceber a chegada dos fiscais.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu outras denúncias de aglomeração em via pública, como na Praça do Bombeiros, nos mirantes da Estrada do Perau, em estacionamentos de postos de combustível e em ruas de bairros da cidade. As aglomerações foram constatadas em ruas do Passo das Tropas e do Bairro Tomazetti. Nesses locais, havia entre dois e quatro veículos, que dispersaram-se ao perceber a chegada da força-tarefa.

Já em um posto de combustível, cerca de 10 veículos estavam estacionados, e pessoas circulavam sem máscara de proteção facial e consumiam bebida alcoólica. Os carros evadiram ao perceber a chegada da fiscalização. Nos demais locais em que houve denúncias, não foram encontrados focos de aglomeração pelos agentes.

Além disso, um bar foi notificado por funcionamento fora do horário permitido pelas diretrizes estaduais e municipais. Apesar disso, não houve registro de aglomeração no local. 

A força-tarefa é composta pela Guarda Municipal, pela Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), pela Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana (Seru) e pela Vigilância em Saúde com apoio da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC). As equipes vão seguir o trabalho intensificado de fiscalização na noite deste domingo (16) e na madrugada desta segunda-feira (17), feriado municipal pelo aniversário de 163 anos de Santa Maria. 

Contudo, a Prefeitura pede a colaboração de todos neste momento delicado da pandemia. Caso algum cidadão testemunhe ações que não estejam de acordo com as normativas, é possível denunciar.

As denúncias podem ser feitas pelo número 153, ou por whatsapp pelos números (55) 99271-8122, (55) 99167-4728 e (55) 99167-8452.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial