Notícias

18/05/2022 18/05/2022 11h38m

Placas de trânsito são revitalizadas pela Prefeitura e geram economia de mais de 50% ao Município


Foto: João Vilnei (Mtb 18.086)

Recuperações são feitas pelos servidores e contempla a remoção da sinalização, solda, desamassamento, pintura anticorrosiva, e aplicação de película refletiva com a nova sinalização

Para uma melhor organização do trânsito, motoristas e pedestres devem seguir as sinalizações horizontal e vertical. Porém, há locais onde as placas não estão mais visíveis, quer por colisões no trânsito, pela ação do tempo ou até mesmo por sofreram pichações, vandalismo e roubos, o que pode resultar em acidentes. Somente em 2021, mais de mil placas de trânsito foram revitalizadas por servidores da Prefeitura de Santa Maria. Através desse serviço, a economia em cada item restaurado (conjunto de sinalização com placa e baliza) fica em torno de 50% com a mão de obra própria. Com isso, só no ano passado, gerou uma economia de mais de R$ 80 mil ao Município.

“Além da economia, todo o processo resulta em uma agilidade muito grande na recuperação e reinstalação das placas de trânsito, podendo ser refeita até no mesmo dia, conforme a necessidade. Anteriormente, era preciso fazer o processo de licitação, fazer a compra e aguardar o recebimento de novas placas, que custavam muito aos cofres públicos. Este prazo era de entorno de 30 a 60 dias depois de constatada a necessidade da sinalização. Com este trabalho feito diretamente na Secretaria, há uma resposta proativa e imediata para o trânsito de Santa Maria, garantindo mais segurança e efetividade das ações em prol da comunidade”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.

O setor de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Mobilidade Urbana é o responsável pela sinalização viária do Município e coordena a recuperação da sinalização. No ano passado, foram revitalizadas 817 placas e 204 balizas. O investimento foi de R$ 8.475 em materiais, como películas refletivas, fundo anticorrosivo e solda. Após o recolhimento nas vias, o serviço é feito pelos próprios servidores. Também são restauradas as balizas onde as placas ficam fixadas. Para isso, são cortadas as partes danificadas e soldadas novamente. Em geral, de cada três balizas com problemas, com o aproveitamento das partes em bom estado, são produzidas duas balizas novas.
 
O engenheiro civil, Marcelo Rossés, explica que as placas de aço chegam ao setor e passam por um tratamento.
 
“Muitas vezes, as placas são desamassadas. Depois, passam pelo processo de lixação para ser retirada a pintura antiga ou a ferrugem, e a limpeza. Na sequência, é feita uma pintura anticorrosiva para ter mais durabilidade. Por fim, é aplicada a película refletiva manual”, explica o engenheiro.

Para auxiliar o trabalho e agilizar o processo, a Secretaria de Mobilidade Urbana possui uma impressora plotter, que é composta por uma lâmina que executa o corte da película, de acordo com os projetos e a necessidade para serem aplicadas nessas placas que foram recuperadas.

Com esse reaproveitamento, placas já foram instaladas nos bairros Nonoai, Nossa Senhora de Lourdes, Camobi, Bonfim e Centro, além de vias da Vila Belga (local do projeto do Distrito Criativo). Neste momento, não são revitalizadas as placas com nomes de ruas nem as que contém pontos de referência. Em caso de falta de placa de sinalização ou que o material esteja danificado, o relato deve ser feito para a Secretaria de Mobilidade Urbana: (55) 3921-7271 ou 3921-7148.

Placas revitalizadas em 2021 e nos três primeiros meses de 2022*
 
- Placas de Pare: 319 unidades
- Placas de Regulamentação diâmetro de 50 cm: 527 unidades
- Placas de Regulamentação 50X70 cm: 119 unidades
- Placas de indicação ônibus 40X60 cm: 87 unidades
- Placas de advertência 50X50 cm: 35 unidades
- Total: 1.087 unidades

*Na relação, também há placas que só foram limpas, não necessitando reaplicação de película.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) e João Alves (Mtb 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial