Inicial > Notícias > Prefeitura retoma a ação da Patrulha...

Notícias

17/05/2022 17/05/2022 16h12m

Prefeitura retoma a ação da Patrulha da Solidariedade para acolher pessoas em situação de rua


Arte: Gibran Carrazzoni / PMSM

Iniciativa conjunta de secretarias e de demais setores do Executivo Municipal tem parceria com as casas de passagem

Com a previsão de frente fria rigorosa, a Prefeitura de Santa Maria, em ação conjunta de secretarias e setores do Executivo Municipal, em parceria com as casas de passagem, realiza, desde esta segunda-feira (16), a Patrulha da Solidariedade 2022. O objetivo, conforme o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, é intensificar rondas pelo Município para acolher pessoas em situação de rua, com busca ativa de pessoas que estejam dormindo em praças e passeios públicos para levá-las às casas de passagem do Município.

Na noite de segunda, três pessoas aceitaram o acolhimento, que é feito por assistentes sociais, psicólogos do Executivo Municipal e representantes das casas de passagem. Duas pessoas foram encaminhadas às casas de passagem do Município e uma, que precisava de atendimento médico, foi encaminhada para o Pronto-Atendimento (PA) do Patronato. 

Na manhã desta terça-feira (17), servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social levaram mais colchões às casas de passagem a fim de aumentar os leitos disponíveis. A partir das 19h, a Patrulha da Solidariedade recomeça o trabalho de busca ativa pela cidade, a partir da Praça Saldanha Marinho, com o intuito de conversar com pessoas em situação de rua e levá-las aos abrigos, para que saiam do frio.

“Devido a este frio intenso, adiantamos a retomada da Patrulha da Solidariedade, que normalmente é feita no auge do inverno. Conversamos com as casas de passagem Mundo Novo e Maria Madalena para fazermos o acolhimento destas pessoas em situação de rua. Assim como na Campanha do Agasalho, pedimos o apoio da população com a Patrulha para conseguirmos ofertas itens que auxiliem os acolhidos, para garantirmos mais dignidade a estas pessoas. Nos ajudem a abrigar quem precisa, porque estas noites o frio tem castigado a todos, imaginem quem não tem um teto e paredes para se manterem aquecidos”, salienta o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

A população pode ajudar a Prefeitura a cuidar de quem mais precisa neste momento, a partir de doações. Itens de inverno podem ser direcionados para a Campanha do Agasalho, que começa a coleta de donativos nesta terça-feira, no Viva Santa Maria e em mais de 20 pontos da cidade

Doações também podem ser destinadas para a Patrulha da Solidariedade, com itens de higiene pessoal, como sabonete, escova de dente e de cabelo, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros. E, também de produtos de limpeza, como água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros itens, que irão auxiliar as casas de passagens a manterem os espaços higienizados.

Nesta terça, o estande da Campanha do Agasalho no Viva Santa Maria é ponto de coleta de roupas, sapatos e cobertores e também dos itens solicitados para a Patrulha da Solidariedade.  Nos próximos dias, os donativos para as duas campanhas podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). Assim, o CDM central de recebimento da Campanha do Agasalho e da Patrulha da Solidariedade.

Se o doador não puder levar os itens até o CDM, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pode buscar em local a combinar. Para isso é necessário fazer contato pelo telefone (55) 3223-7179 e (55) 9.7400-6490 (ligações e WhatsApp).

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni / PMSM

Fotos: Prefeitura de Santa Maria 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial