Inicial > Notícias > Prefeitura faz 10 abordagens durante ação...

Notícias

18/05/2022 18/05/2022 16h40m

Prefeitura faz 10 abordagens durante ação da Patrulha da Solidariedade na noite desta terça-feira


Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)

Busca ativa ocorreu nos bairros Centro, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora de Fátima

A Prefeitura fez ação da Patrulha da Solidariedade na noite desta terça-feira (17), que registrou temperaturas muito baixas em Santa Maria. Ao todo, foram 10 abordagens, com o encaminhamento de uma pessoa em situação de rua para casa de passagem. Em alguns pontos, as pessoas estavam em pares ou em grupos, e optaram por seguir nas ruas. Nestes casos, os abordados receberam cobertores.

A ação, que ocorreu das 19h às 21h, foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social em conjunto com outras pastas e setores do Executivo Municipal. A equipe percorreu diversos pontos da cidade, realizando abordagens e acompanhando as pessoas para evitar as consequências do frio a quem tem a rua como domicílio.

As abordagens da Patrulha da Solidariedade ocorreram nos bairros Centro, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora de Fátima, em locais que, com frequência, registram permanência de pessoas. Assistentes sociais, psicólogos do Executivo Municipal e representantes das casas de passagem explicavam às pessoas em situação de rua as consequências de ficarem expostas ao frio. A partir disso, faziam o convite para se dirigirem a uma das casas de passagem, onde cuidadores e voluntários tentam recuperar vínculos familiares, demonstrando o cuidado com a população de Santa Maria.

Nesta quarta-feira (18), ocorre nova ação da Patrulha da Solidariedade, devido a previsão de baixas temperaturas durante a noite e a madrugada. A equipe vai circular pela cidade, das 20h às 22h, em pontos que, com frequência, registram permanência de pessoas.

DOAÇÕES
Para oportunizar melhores condições para as pessoas em situação de rua, o Executivo Municipal solicita a ajuda da população com doações de colchões de solteiro, cobertores e outros itens. Os donativos vão auxiliar as pessoas a se acomodarem nas casas de passagem durante a noite. Assim, itens de higiene pessoal, roupas de cama e agasalhos são muito bem-vindos.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O local ainda recebe itens para a Campanha do Agasalho. Quando o Pavilhão B não estiver aberto, as entregas de donativos devem ser feitas na administração do CDM ou aos guardas municipais que ficam no local.

Se o doador não puder levar os itens até o CDM, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pode buscar em local a combinar. Para isso é necessário fazer contato pelo telefone (55) 3223-7179 e (55) 9.7400-6490 (ligações e WhatsApp).

A Patrulha da Solidariedade é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, da Guarda Municipal, da Defesa Civil Municipal, do Ciosp e do Gabinete de Governança.

PATRULHA DA SOLIDARIEDADE
- Como ajudar: com doação de colchões de solteiro, roupas, agasalhos, cobertores, jogos de lençóis, material de higiene pessoal (sabonete, escova de dente e de cabelo, xampu, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros) e de limpeza (água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros).
- Onde entregar as doações: no Centro Desportivo Municipal (CDM), de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia. Quando o Pavilhão B não estiver aberto, as entregas de donativos devem ser feitas na administração do CDM ou aos guardas municipais que ficam no local.
- Telefones para doações: Para solicitar que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social busque as doações os contatos são (55) 3221-9772 ou pelo (55) 9.7400-6490 (Whatsapp ou ligações)

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial