Notícias

18/05/2022 19/05/2022 10h37m

Integrantes de comitiva alemã são recebidos pelo prefeito Jorge Pozzobom na sede do Ciosp


Visitantes conheceram as instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública e as estratégias do Governo Municipal para atrair empresas estrangeiras

Uma visita de cortesia da delegação da Alemanha à Santa Maria foi conduzida pelo prefeito Jorge Pozzobom na tarde desta quarta-feira (18). A comitiva era formada pelo cônsul geral da Alemanha no Brasil, Milan Simandl; pelo diretor do escritório da Embaixada da Alemanha, StFw Ebenhan; pelo Diretor Técnico do Governo Alemão para Assuntos de Defesa, Jochen Wollgast; e pelo diretor-executivo da KMW do Brasil, Christian Böge. Eles foram recebidos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa fez parte da passagem da comitiva por Santa Maria para conhecer as instalações da empresa alemã KMW e o Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Santa Maria. Acompanharam o prefeito, o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, e o assessor superior do Prefeito, Leonardo Kortz. 

Jorge Pozzobom apresentou as instalações do Ciosp, explicou o sistema de vigilância e inteligência e falou sobre o sistema de atendimento do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Pozzobon também apresentou as melhorias que serão feitas com a ampliação do Aeroporto de Santa Maria e a duplicação das vias entre o Município e Porto Alegre.

“Segurança pública é um dever da Prefeitura. Investimos em torno de R$ 7 milhões por ano. Quando recebemos comitivas de outros locais, temos orgulho em poder dizer que aqui eles estão seguros. Esse é um trabalho que impressiona a todos que nos visitam. E isso coloca Santa Maria na rota dos investimentos de fora, do interesse das empresas em virem se instalar aqui”, afirmou o prefeito.

Para o cônsul alemão, Milan Simandl, o encontro com o prefeito foi bastante surpreendente pela realidade mostrada e os avanços tecnológicos em segurança pública apresentados. Ele entregou de presente a Jorge Pozzobom uma caneca temática alemã e um livro fotográfico com imagens do país europeu.

“Ficamos impressionados com as instalações do Ciosp e com a cidade em geral. É um lugar muito organizado, com muitos estudantes. Vamos levar daqui uma impressão muito boa”, declarou.

O Município investe cerca de R$ 6,4 milhões por ano para o custeio da tecnologia do Ciosp, que fica na Avenida Nossa Senhora Medianeira. A Brigada Militar e a Polícia Civil também participam do custeio do prédio, arcando com as contas de água e energia elétrica, respectivamente. 

Atualmente, cerca de 950 câmeras espalhadas por Santa Maria estão conectadas à sala de monitoramento, na qual atuam a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU).

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial