Notícias
17/11/2023 17/11/2023 19h46m
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, escolas da Rede Municipal de Ensino recebem oficinas de capoeira
Oficinas são realizadas desde setembro pelo grupo Barra Vento , e contemplam 20 escolas municipais
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Educação, promove oficinas de "Roda de Capoeira Comentada" em escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). A programação é uma iniciativa do Comitê Gestor de Educação para as Relações Étnico-raciais, e foi prestigiada na quinta-feira (16), pela comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Quintino, Bairro Juscelino Kubitschek.
Cerca de 500 crianças, entre o turno da manhã e tarde, da pré-escola até o quinto ano, puderam aprender com a atividade. A coordenadora pedagógica dos anos iniciais, Mariane Rizzatti conta que a escola recebeu com muita alegria a proposta.
"Nós trabalhamos todos os anos a preservação da cultura negra nas escolas do Município, não só no mês de novembro. No entanto, temos uma ênfase maior neste mês. A exemplo da nossa semana literária, que buscamos apresentá-la com diversos autores. Essas rodas de capoeira comentada vêm para apresentar essa expressão cultural que é nossa e é tão reconhecida mundo a fora. Também para transformar alguma ideia errônea que se possa ter. E é notável no rosto deles o quanto amaram a oficina”, considera a coordenadora.
As oficinas são ministradas desde setembro pelo grupo Barra Vento e contemplam, ao todo, 20 escolas da RME. Durante as rodas de capoeira, os instrutores contam a história do povo negro no Brasil, ressaltando a sua resistência frente ao sistema escravista ao qual foram submetidos no período colonial e imperial brasileiro. Além disso, apresentam a arte marcial, e os principais instrumentos e músicas que compõem uma roda de capoeira. Tudo isso, enquanto a comunidade se divertia assistindo à expressão cultural demonstrada pelo grupo.
“A Secretaria de Educação nos convidou para participar desse momento, para virmos nas escolas e apresentarmos a capoeira. Para mostrar, valorizar e incentivar essa cultura que é brasileira, porque muitas vezes a capoeira é mais valorizada no exterior do que aqui no país, justamente por sua origem. A capoeira faz parte da história do Brasil”, conta o instrutor de capoeira do grupo Barra Vento, Jonas Brasil.
O grupo Barra Vento atua há 19 anos em Santa Maria, e oferece aulas de capoeira de forma gratuita todas as terças-feiras e quintas-feiras das 20h às 21h30 e aos sábados das 16h às 17h no Museu Treze de Maio, Rua Silva Jardim, 1.405, Bairro Rosário. Mais informações pelas páginas do Museu Treze de Maio no Facebook ou Instagram.
A capoeira, uma arte marcial nascida da resistência dos escravizados durante o período colonial e imperial brasileiro, servia como um meio de defesa contra os capitães do mato, frustrando suas tentativas de captura com golpes rápidos e movimentos ágeis. Mais do que uma luta, era um símbolo de desafio e resistência à opressão.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra foi concebido em 1971 e a data faz alusão à morte de Zumbi dos Palmares – um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo e contra o sistema escravista – que ocorreu em 20 de novembro de 1695.
A data se transformou em uma celebração importante e foi instituída como data comemorativa em 2011, com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras, reconhecendo a influência e a história da cultura afro-brasileira, e trazendo luz a questões como o racismo, discriminação, igualdade social, reparação histórica, dentre outros temas.
Texto: Tatiane Paumann (estagiária do curso de Jornalismo da UFSM)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria