Inicial > Notícias > Prefeitura assina contrato com empresa que...

Notícias

15/01/2024 16/01/2024 15h33m

Prefeitura assina contrato com empresa que fará estudo técnico para revitalizar o prédio da SUCV


Foto: Marcelo Oliveira (PMSM)

Investimento será de R$ 270 mil para embasar os projetos técnicos que vão guiar a revitalização interna. Edifício é patrimônio tombado e foi inaugurado em 1926

Representantes da Prefeitura assinaram, nesta segunda-feira (15), o contrato para a elaboração dos projetos de revitalização interna do Edifício João Fontoura Borges, conhecido como prédio da antiga Sede da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), no Centro de Santa Maria. O ato de assinatura ocorreu no gabinete do prefeito e formalizou a contratação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia.

“Ficamos muito felizes, pois esse movimento de recuperação da nossa cidade, principalmente em relação ao Centro Histórico, é algo que está ocorrendo de forma coletiva e colaborativa. Outras instituições, como universidades, coletivos e associações se somam à Prefeitura nesse processo. Entre os principais desafios que temos para o futuro está o prédio da SUCV. Estarmos assinando este contrato para elaborar os projetos é um importante passo para o resgate da memória do Município”, afirmou o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo.

Estes serviços estão orçados em R$ 270 mil, que serão custeados com recursos da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas. A empresa contratada é a Edegar B. Luz – Consultoria e Projetos de Restauro LTDA, de Porto Alegre. A contratação ocorreu via inexigibilidade de licitação. Os trabalhos contarão com a atuação do reconhecido arquiteto Edegar Luz, referência internacional em restauração de patrimônios históricos.

“É um estudo importantíssimo que servirá para a futura restauração do interior deste prédio, que desde 1926 pertence à história do Município. Sabemos a qualidade do trabalho do Edegar, e temos a certeza de que o edifício estará em boas mãos”, declarou o prefeito Jorge Pozzobom que, mesmo em férias, participou do ato.

O estudo envolve levantamento e diagnóstico, elaboração do projeto básico e projeto executivo, entre outros itens, tendo 180 dias para ser concluído. Como resultado, serão concebidos o projeto arquitetônico de revitalização, o detalhamento, os projetos complementares, o memorial descritivo e a planilha orçamentária. Estes documentos são necessários para que, no futuro, seja contratada empresa para realizar a revitalização.

Conforme o termo de referência, a Prefeitura de Santa Maria pretende incrementar a função que o edifício desempenhava até a interdição, utilizando-o para atividades culturais como exposições, mostras e oficinas de arte, bem como para sediar a Secretaria  de Cultura e outros órgãos. A estrutura icônica faz parte do Distrito Criativo Centro-Gare.

“É um momento importante pra cidade porque temos uma história e uma memória a preservar. Estamos dando esse pontapé inicial com um arquiteto ímpar, que tem todo o know-how e possui mais de meio século de trabalho de restauro de patrimônios tombados, de histórias de cidades, que é o Edegar. São 51 anos trabalhando com restauro, e toda essa expertise é valiosa para nós. Queremos que a nossa memória seja preservada. Isso é a história da cidade e, também, o espírito do lugar”, pontua a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

No ato, também estiveram presentes a secretária de Finanças, Michele Antonello; o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes; a secretária adjunta de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Jéssica de Senne; a secretária interina de Administração e Gestão de Pessoas, Jose Aline Munhoz; a engenheira civil da Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, Natália Arruda; a arquiteta da Secretaria de Cultura, Priscila Quesada; e a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, Lidia Rodrigues. Representando a empresa contratada, estiveram presentes Edegar Luz e Bruno Luz.

PRÉDIO DA SUCV

O Edifício João Fontoura Borges, conhecido como prédio da antiga Sede da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes - SUCV, está localizado na Rua Venâncio Aires, nº 1934, esquina com a Avenida Rio Branco. Foi construído entre 1923 e 1926 - embora a pedra fundamental tenha sido assentada em 20 de dezembro de 1922 - sendo inaugurado em 20 de setembro de 1926. O nome dado ao edifício é uma homenagem ao presidente da entidade na época.

A edificação é um exemplo arquitetônico da época, mostrando requinte decorativo no exterior e interior da construção. A arquitetura da edificação é considerada eclética, demonstrando harmonia nas formas, porém com diferenças formais entre os andares. Foi influenciado pelo movimento eclético e Art Nouveau. Em 14 de dezembro de 1993, teve suas fachadas reconhecidas oficialmente como Patrimônio Histórico de Santa Maria, através da lei n° 3724/93.

Com exceção das lojas do térreo, de propriedade privada, o prédio possui 1.719,05m² de área construída distribuído em 5 pavimentos de propriedade da Prefeitura Municipal e de uso comum (incluindo os acessos principal e secundário localizados no térreo). Em janeiro de 2011, parte do imóvel foi desapropriado pelo Município, invocando o interesse público que existe sobre o prédio, localizado no Centro da cidade. De 2017 até 2020 foi sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer,  momento em que a edificação foi interditada. Em agosto de 2022,  a fachada do prédio foi revitalizada.


Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial