Inicial > Notícias > Educação, estética, música e religiosidade entre...

Notícias

20/11/2013 20/11/2013 09h20m

Educação, estética, música e religiosidade entre as atividades da 25ª Semana da Consciência Negra


“(X) Negra Sim!” “(X) Negro sim!”. Este é o tema da 25ª Semana Municipal da Consciência Negra de Santa Maria (SMCN), que iniciou em 26 de outubro e se estende até 30 de novembro, totalizando cerca de 40 dias de atividades. A programação é realizada pelo Museu Treze de Maio, com a participação de cerca 20 entidades. A Prefeitura de Santa Maria é apoiadora do evento.

A diretora técnica do Museu Treze de Maio, Marta Nunes, explica que a agenda resultante desta articulação, que iniciou há mais de dois meses, prevê uma série de atividades, voltadas a temas como a estética afro, religiosidade, beleza, educação, políticas públicas, audiovisual, artes, culinária, musicalidade, e muito mais. O objetivo da 25ª SMCN é valorizar, difundir e afirmar a intelectualidade, beleza e cultura negra como base para a descoberta e busca da consciência negra.

A programação, que iniciou no final de outubro, é realizada em vários locais da cidade. Nesta segunda (18) e na terça (19), está sendo realizado o Seminário Lei 10.639/03: Avanços e Desafios, nos turnos da manhã, tarde e noite, na sede do Museu Treze de Maio, localizado na Rua Silva Jardim, nº 1407. Já nesta quarta-feira (20), quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, a programação inicia às 18h, com uma Kizomba, na Praça Saldanha Marinho.

Já na sexta-feira (22), será realizada uma oficina de capoeira, no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), no Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pela manhã e à tarde se desenvolve o Encontro sobre Cidadania e Direitos, na UFSM e, às 20h, uma exposição fotográfica itinerante, intitulada “Olhares Negros”, no Museu Treze de Maio. (Confira a programação na íntegra, no folder)
 

 

Texto: Jornalista Vera Jacques

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial