Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

06/05/2022

Prefeitura de Santa Maria entrega 18 gazebos para artesãos que expõem produtos no Feirão Regional


Na oportunidade, dois motocultivadores também foram entregues, sendo um para a Coopercedro e outro para a associação da horta comunitária do Loteamento Cipriano Rocha

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, trabalha para qualificar as feiras e oferecer mais comodidade aos artesãos e produtores rurais. Na manhã desta sexta-feira (6), o prefeito Jorge Pozzobom realizou a entrega de 18 gazebos para artesãos que expõem produtos no Feirão Regional, que ocorre na Praça João Pedro Menna Barreto (Praça dos Bombeiros). Além disso, dois motocultivadores também foram entregues, sendo um para a Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares de Santa Maria (Coopercedro) e outro para a Associação da horta comunitária do Loteamento Cipriano Rocha, no Bairro Pinheiro Machado.

No ato, realizado na Praça dos Bombeiros, o prefeito Jorge Pozzobom reforçou o compromisso do Executivo Municipal com os feirantes.

“O trabalho comunitário é importante e sempre terá nosso incentivo. Santa Maria é uma das únicas cidades do Estado onde as feiras nunca pararam, nem nos momentos mais difíceis das restrições sanitárias. Isso se fez porque acreditamos que a economia não pode parar de girar. Hoje, mais que a entrega das tendas, barraquinhas ou gazebos, como são conhecidos, e dos motocultivadores, estamos entregando muito amor a todos que trabalham e acreditam na força da agricultura familiar”, salientou o prefeito Pozzobom.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, presente no ato, essa é mais uma conquista que veio para incentivar e qualificar ainda mais os feirantes.

“O slogan ‘A cidade cuidando das pessoas’ mostra o quanto o prefeito Jorge Pozzobom tem se dedicado diuturnamente em cuidar de Santa Maria. E este é mais um momento que marca a importância da agricultura familiar no Município. As estruturas padronizadas oferecem mais comodidade e também é uma maneira das pessoas identificarem as feiras. Já os motocultivadores vão facilitar o trabalho para o preparo e manutenção das hortas comunitárias”, destacou o secretário Menna Barreto.

As 18 estruturas com armação em aço galvanizado e lona impermeável vão beneficiar mais de 30 feirantes que comercializam os produtos da agricultura familiar. Desde 2021, a Prefeitura já adquiriu 42 estruturas que totalizaram R$ 68 mil com recurso de uma emenda impositiva da ex-vereadora Celita da Silva. No ano passado, foram entregues 10 gazebos para artesãos que expõem produtos na Quinta-feira Artesã, feira que é realizada na Praça Roque Gonzales. Esses gazebos já beneficiam cerca de 20 artesãos do Município registrados no Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Outros 10 serão entregues para a Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves, em dia a ser agendado, e quatro ficarão na sede da secretaria, para serem utilizados conforme a necessidade.

Em outra emenda impositiva, também da ex-vereadora Celita da Silva, foram investidos R$ 36 mil na compra de seis motocultivadores. Conforme o superintendente de Assistência Técnica, Antoniangel Zanini, além dos dois entregues nesta sexta-feira, haverá a entrega de mais quatro equipamentos para outras feiras.

A artesã Maria Inês Patsch recebeu os gazebos em nome de todos os feirantes. Já os motocultivadores foram entregues para o representante da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares de Santa Maria (Coopercedro), Josemar Brutti, e para o representando da ONG Mãos Unidas pela Cipriano, Anderson Melgares. 

Acesse aqui os dias, locais e horários das feiras que ocorrem no Município.

O ato também contou com a presença dos feirantes, clientes e das seguintes autoridades: o adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jair Binoto; o superintendente de Assistência Técnica, Antoniangel Zanini; o superintendente de obras do Interior, Paulo Schuster; representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Ronaldo Pozzobon; o gerente regional da Emater, Guilherme Godoy dos Santos; e o representante do escritório municipal da Emater, Leonardo Brondani.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial