Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura informa sobre atendimentos odontológicos oferecidos...

Secretaria de Município da Saúde

18/06/2021

Prefeitura informa sobre atendimentos odontológicos oferecidos para pessoas com deficiência


Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)

Secretaria Municipal de Saúde possui profissional exclusiva para atendimento a esse público no Centro de Especialidades Odontológicas

Para que a população conheça ainda mais os serviços oferecidos pela rede municipal, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, informa sobre os atendimentos odontológicos para pessoas com deficiência. O Município possui uma profissional exclusiva para prestar esse serviço no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros, 802, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Portanto, o Município segue a Lei Federal 13.146, de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência.

A dentista responsável pelos atendimentos a esse público é Liziane de Almeida Pujol, formada em Odontologia há 30 anos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Odontopediatria pela Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, em São Paulo, e mestre Reiki, além de estar em formação na área de psicanálise clínica pelo Instituto de Psicanálise Humanista (ITPH) de Santa Maria. Ela é servidora da Prefeitura desde 1997. 

Como funciona o serviço

Os atendimentos para pessoas com deficiência contemplam os mesmos trabalhos disponibilizados à população em geral, a exemplo de restaurações, cirurgias, endodontia ou periodontia. E, quando é preciso atendimento de mais complexidade, há a possibilidade de encaminhamento para outros profissionais dentro do CEO ou para o Hospital Casa de Saúde.

De acordo com Liziane, não há fila de espera para esse serviço no momento. Para agendar, basta entrar em contato com o CEO, pelo telefone (55) 3921-1093, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Não há restrição de idade para os pacientes. Para o público com deficiência, não é preciso ser encaminhado de uma unidade de saúde. O agendamento pode ser feito diretamente com o CEO. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também podem fazer o encaminhamento de pacientes. 

Trabalho diferenciado

Conforme a dentista, o atendimento a pessoas com deficiência se diferencia, em alguns aspectos, do atendimento ao público em geral. Isto porque, segundo ela, esses pacientes possuem desvios de normalidade, de ordem física, mental, sensorial, comportamental e/ou de crescimento. Para cada tipo de deficiência, é necessário um olhar distinto. 

“Há pacientes com problemas físicos, por exemplo, que possuem dificuldade de abertura de boca, outros pacientes precisam de mais tempo para atendimento, outros são agitados e precisam de bastante silêncio durante o atendimento. Cada um exige um comportamento”, explica Liziane. 

Os serviços de saúde para pessoas com deficiência são oferecidos desde 1992 em Santa Maria, pelo menos. No âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, esse trabalho odontológico já foi realizado também pelas dentistas Miriam Kurle e Ilha Bopp de Azevedo, referências na área.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470) e Divulgação
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial