Secretaria de Município da Educação

07/05/2021

Prefeitura reforça que responsáveis por alunos da Rede Municipal preencham formulário do ano letivo


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)/Arquivo

Escolas da Rede Municipal de Ensino têm até quarta-feira (12) para entregar documentos para a Secretaria de Educação

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, reforça a solicitação para que pais ou responsáveis por alunos da Rede Municipal de Ensino preencham o formulário de autorização de retorno às atividades letivas, disponível no site do Executivo e nas escolas municipais. No formulário, os pais ou responsáveis irão declarar se preferem modelo de ensino remoto (sem atividades presenciais) ou híbrido (aulas remotas escalonadas com presenciais). 

O pedido é para que pais e responsáveis que ainda não responderam ao formulário façam o preenchimento o quanto antes, pois as escolas municipais têm até quarta-feira (12) para entregar os documentos à Secretaria de Educação. Depois de preencher o formulário, para finalizar o processo, pais e responsáveis devem contatar a escola em que o aluno está matriculado. Com as equipes diretivas, será combinada a coleta de assinatura em um documento que ficará no arquivo da instituição de ensino. 

A secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, esclarece que o preenchimento do formulário dá condições às escolas e também aos pais e responsáveis de preparação para as atividades letivas, uma vez que o retorno presencial dos alunos é facultativo e depende da decisão de cada família. 

“Este formulário vai gerar as informações que vão subsidiar todo o planejamento de retorno das atividades presenciais nas escolas. É a partir desses documentos que o Plano de Ação Pedagógica vai ser colocado em prática em consonância com o Plano de Contingência. Assim, vamos ter a melhor dimensão da quantidade de alunos que retornarão para as atividades presenciais”, salienta a secretária de Educação.

Até ao meio-dia desta sexta-feira (7), a pasta registrava mais de 13,4 mil formulários preenchidos. Contudo, vale ressaltar que a Rede Municipal de Ensino tem cerca de 20 mil alunos cadastrados. 
 
O documento leva em consideração os Decretos Estadual 55.465, de setembro de 2020, e Municipal 241, de 2020, que estipulam a retomada das atividades presenciais de forma gradual, articulando com o ensino remoto. As atividades letivas da Rede Municipal são regradas por meio de instruções normativas próprias e organizadas conforme as possibilidades definidas nos Planos de Contingência aprovados pelo Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) Municipal, e nos Planos de Ação Pedagógica, de acordo com a particularidade de cada unidade escolar.

O calendário de retorno das atividades presenciais da Rede Municipal será apresentado na segunda-feira (10).

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)/Arquivo
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial