Inicial > Educação > Notícias > Parceria entre Iplan e Secretaria de...

Secretaria de Município da Educação

12/05/2022 12/05/2022 14h52m

Parceria entre Iplan e Secretaria de Educação promove mapeamento de escolas da Rede Municipal


João Alves/PMSM

Iniciativa da Prefeitura visa facilitar atendimento da pasta às demandas escolares e acesso à informações

Uma equipe do Instituto de Planejamento (Iplan) de Santa Maria realizou a entrega para a secretária de Educação, Lúcia Madruga, do mapa das escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. A iniciativa da Prefeitura ocorreu na manhã desta quinta-feira (12), na sede da Secretaria de Educação (SMEd). Na ocasião, além da secretária, estiveram o vice-diretor do Iplan, Eduardo Mielke, a diretora de Informações do Iplan, Leila Fernandes, e sua equipe formada por Antão Moreira, Edenilson Soares, Analissa de Prado e Astrogildo Brum, e a Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Gestão de Sistemas da SMEd, Sandra Righi.

Para a secretária Lúcia Madruga, o trabalho em conjunto com o Iplan vai ser importante na gestão e no andamento do trabalho da SMEd.

“Ter informação é a base para qualquer projeto de gestão. Para nós, esse primeiro trabalho, a entrega dos mapas e dos dados, é o resultado da parceria do Iplan com nossa nova criação, que é  o Núcleo de Pesquisa e Gestão de Sistemas, que hoje é representado pela professora Sandra Righi. É um avanço para nós já termos o resultado desse trabalho conjunto para nossa gestão”, declarou a secretária. 

O trabalho, realizado em parceria entre as instituições, colheu dados de todas as escolas municipais, como estrutura física, número de alunos, diretoria e projetos educacionais desenvolvidos por cada instituição. O trabalho foi entregue em mídia digital, contendo todos os dados colhidos em um trabalho que iniciou em novembro de 2021. Também foram entregues os mapas físicos com a geolocalização das escolas e uma planilha com os dados. Neste primeiro momento, os dados sistematizados serão de uso interno da Secretaria de Educação e atualizados periodicamente. 

“Iniciamos o trabalho no fim do ano passado, colhendo dados, e aguardamos o fim do período de matrículas para termos um universo mais atualizado o possível. A partir do final de fevereiro, a SMEd nos passou as informações e começamos a organizar em um banco de dados, que resultou no mapa que tem todas as escolas georreferenciadas, os dados referentes e de onde vem a verba para cada uma delas”, explica Leila Fernandes.   

Segundo Eduardo Mielke, a ação faz parte de uma nova forma do Iplan atuar no Município.

“A entrega desses mapas setoriais, representa um novo Iplan, que interage com as secretarias e dá suporte para que elas possam ter instrumentos melhores e mais inteligentes de gestão com seus próprios recursos, atendendo à população de Santa Maria”, afirmou.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial