Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Prefeitura de Santa Maria reabre inscrições...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

11/08/2023 19/10/2023 18h09m

Prefeitura de Santa Maria reabre inscrições no Castramóvel para tutores de fêmeas caninas e felinas


O cadastro do serviço gratuito ocorre em 25 de agosto, das 14h às 17h, no hall do Centro Administrativo Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal, abre a 3ª etapa de inscrições de cadastros para as cirurgias de ovariohisterectomia a serem realizadas no Castramóvel. O serviço é para fêmeas caninas e felinas de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Os tutores interessados em utilizar o serviço gratuito deverão realizar o cadastro no dia 25 de agosto, das 14h às 17h, no hall da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277 – Centro). Serão distribuídas 60 senhas por ordem de chegada.

Na data, os interessados precisam ter em mãos todos os documentos (veja abaixo). Cada família poderá inscrever uma fêmea canina ou felina para o procedimento.

Entre os pré-requisitos para inscrição estão: o animal deve ter idade mínima de 6 meses e máxima de 8 anos e peso máximo de 35 quilos. Animais braquicefálicos (pug, lhasa apso, shih-tzu, bulldogue, gato persa e outros mestiços com essa característica) não serão aceitos no projeto devido ao risco anestésico.

O Executivo Municipal comunicará as datas e os horários das castrações posteriormente, entrando em contato com os cidadãos por ligação telefônica. A Prefeitura ressalta que o Castramóvel atua com foco em famílias em situação de vulnerabilidade social. Para esclarecer dúvidas e mais informações o contato deve ser feito pelo e-mail castracao.sma@gmail.com ou pelo telefone (55) 3174-1543, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

O CASTRAMÓVEL
É gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuarem no Castramóvel. O trailer é puxado por um veículo da própria Prefeitura, dirigido por um servidor público. Nessa etapa, serão aceitas inscrições para até 60 fêmeas (caninas e felinas). Não terão inscrições para castração de machos nesta fase, apenas para fêmeas.

A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal lembra que a medicação pós-operatória e demais materiais que possam ser necessários, como colar elizabetano e/ou roupa cirúrgica, deverão ser adquiridos pelos proprietários dos animais.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
Os procedimentos serão a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratadas. O Castramóvel será utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).

CADASTRO
Quando: sexta-feira, 25 de agosto, das 14h às 17h
Onde: Hall da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277 – Centro)
Documentos para inscrição (cópias de): 
1) Folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) atualizado; 
2) Carteira de Identidade; 
3) CPF; 
4) Comprovante de residência;
5) Uma foto impressa do animal que irá para castração.

Para o dia da castração:
- A cachorra/gata deve estar com 12 (doze) horas de jejum total (sem comida e sem água), caso ela comer e tiver complicações a responsabilidade é do(a) tutor(a);
- Levar roupa cirúrgica de tamanho adequado para o animal ou colar elizabetano;
- Estar no local 30 minutos antes do horário marcado;
- Aguardar a castração ou estar em prontidão para buscar sua gata ou cachorra (a cirurgia dura em torno de 3 a 4 horas);
- Comprometer-se com o pós-operatório comprando a medicação e ministrando a mesma corretamente;
- Devem estar em bom estado de saúde e limpeza;
- Não podem estar com pulgas e carrapatos no dia da castração;
- Não pode estar prenha;
- Não podem estar no cio;
- Não podem estar amamentando;
- Não podem estar com leite nas mamas;
- Não pode ter tumor de mamas;
- Não pode estar com sarna, diarreia, fraca ou debilitada;
- Não pode estar com Tumor Venéreo Transmissível (TVT) ou com tratamento de quimioterapia em andamento.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) / Arquivo
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial