Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Conselho de Defesa do Meio Ambiente...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

09/10/2023 09/10/2023 15h40m

Conselho de Defesa do Meio Ambiente promove pré-conferências para debater problemas e promover soluções


Durante as iniciativas, os participantes elencam os principais problemas sobre uma determinada temática para formatar proposições para a 9ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que será realizada em novembro

Durante o mês de outubro, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), com o apoio da Prefeitura, promove as Pré-Conferências de Meio Ambiente de Santa Maria (confira as datas e locais abaixo). Cada iniciativa tem uma temática específica, e nelas os participantes elencam os principais problemas sobre o tema para formatar proposições para a 9ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que tem como tema "Caminhos para uma Santa Maria sustentável: responsabilidade compartilhada... Por quem?”, que será realizada em 22 de novembro, no Salão Parcial do Itaimbé Palace Hotel.

“As pré-conferências, com alguns temas específicos, são o momento em que os agentes geram e aprovam propostas que serão encaminhadas para apreciação geral para a Conferência Municipal do Meio Ambiente, no dia 22 de novembro. A partir disso, serão elencadas algumas diretrizes, que deverão nortear os nossos gestores, em todas as pastas, com aquilo que for aprovado. Para que o Município tenha uma melhora na sua qualidade de vida, e possa se desenvolver ambiental, social e economicamente. Hoje em dia não há como pensar em qualidade de vida sem pensar na questão ambiental”, pontua o superintendente de Licenciamento e Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Gerson Vargas Peixoto.

A primeira pré-conferência foi realizada na última quarta-feira (4), e teve o tema “Cidades Educadoras”. As próximas conferências ocorrerão nos dias:

• 10 de outubro de 2023, às 8h, no auditório Vicente Pallotti da FAPAS, com tema “Resíduos Sólidos”
• 18 de outubro de 2023, às 8h, no Salão Acústico do Conjunto III da Universidade Franciscana, com tema “Recursos Hídricos”
• 24 de outubro de 2023, às 8h no Salão de Atos do Colégio Tiradentes de Santa Maria, com tema “Ambiental, Social e Governança”

“É um sentimento que a gente tem de agregar, unir esforços, iguais e diferentes. Produzir dissenso, consenso, construir algumas propostas e algumas ações concretas dentro do município. A gente tem conseguido fazer isso, como na Semana do Meio Ambiente. Nessas pré-conferências, a gente tem conseguido chamar muita gente que não é do Condema, mas que se sente a vontade pra participar. Estamos com um sentimento de unidade e de evolução”, afirma o coordenador geral do Condema, André Domingues.

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Instituído pela Lei Municipal n.º 4.167, de 26 de junho de 1998, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) é um órgão deliberativo e consultivo, fiscalizador e de assessoramento dos Poderes Municipais de Santa Maria em caráter permanente, nas gestões referentes ao equilíbrio ecológico e ao combate às agressões ambientais em toda a área do Município de Santa Maria, integrante do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA - nos termos da Lei Federal n.º 6938, de 31 de agosto de 1981, instância superior para o estabelecimento da política ambiental dos municípios.

O órgão visa a assegurar a participação dos diversos setores da comunidade na Tutela do Meio Ambiente, na esfera municipal, e que deve desempenhar, complementarmente à ação dos Governos Federal e Estadual, um conjunto de estudos e atividades de ordem institucional que promovam a política ambiental do município. O Conselho é responsável por elaborar normas supletivas e complementares a padrões relacionados com o Meio Ambiente, observadas as que forem estabelecidas pelo CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e as demais vigentes para cumprimento no âmbito municipal.

Integram o Condema as seguintes instituições: 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Associação dos Profissionais de Administração de Santa Maria; Associação dos Selecionadores de Material Reciclável; Associação Indústria em Movimento; Distrito Industrial de Santa Maria; Clube Amigos dos Animais de Santa Maria; Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul; Emater; Grupo Bandeirantes da Serra; Instituto de Planejamento de Santa Maria; Ordem dos Advogados do Brasil; Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação; Secretaria de Município de Educação; Secretaria de Município de Meio Ambiente; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Imagens: Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial