Inicial > Comunicação > Notícias > Prefeitura de Santa Maria é finalista...

Secretaria de Município de Comunicação

05/04/2024 08/04/2024 09h13m

Prefeitura de Santa Maria é finalista na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública


Pelo segundo ano consecutivo, Executivo se classifica para a final da premiação. Desta vez, na categoria “Identidade”

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), recebe reconhecimento ao trabalho prestado pelo repasse de informações à comunidade ao ser indicada como finalista no 2º Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública. O Executivo concorre na categoria “Identidade”, que premia perfis de redes sociais que enaltecem a identidade local, regional e da própria instituição ao prestar serviços informativos para a população. Este é o segundo ano que a Secom é finalista no Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública. Em 2023, o Executivo de Santa Maria foi finalista na categoria “Colaboração”.

“Para nós é uma honra estar, de novo, na final deste prêmio. A gente vem consolidando o trabalho de comunicação nas redes sociais, sobretudo no Instagram, e é muito significativo quando a comunicação pública ganha essa relevância e quando o nosso trabalho ganha este destaque. Também é importante considerar que somos uma das menores Prefeituras que estão nessa final, pois são cidades apenas a partir de 200 mil habitantes avaliadas no prêmio. Então, concorrer, disputar espaço, estar na mesma prateleira de grandes Prefeituras do Brasil, de grandes instituições públicas do país, é mais uma vez grande motivo de orgulho, pelo trabalho que a gente tem feito na Secom e pela comunicação pública no Interior do Rio Grande do Sul”, destaca o secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães.

O diretor executivo da Social Media Gov, Rodrigo Abella, explica que a seleção dos finalistas é feita a partir das métricas dos posts nas redes sociais e que os critérios de impacto são baseados nas interações, nas pertinências com a temática da categoria e com a relevância pública do conteúdo. A análise compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

“Não é feita inscrição. Todos os perfis de instituições públicas brasileiras foram analisados a partir da plataforma Social Media Gov. No caso da Prefeitura de Santa Maria, temos vários posts que estão de acordo com os critérios da categoria ‘Identidade’. Lembro de um que foi bastante oportuno, que fez a conexão da saída do Messi do Barcelona e a incerteza para onde ele iria. A Prefeitura de Santa Maria disse que ele iria para este Município. Foi bom porque pegou o timing do assunto na internet e enalteceu pontos da cidade bastante reconhecidos por quem mora ou já visitou Santa Maria. Até vimos outras prefeituras e instituições públicas fazendo post semelhante, mas pelo que percebemos, o da Prefeitura de Santa Maria foi o original. E é assim, a partir de posts específicos, mas também com o perfil de modo geral, que avaliamos a classificação e os ganhadores do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública”, pontuou Abella.

Os perfis de redes sociais de todas as instituições públicas de cidade a partir de 200 mil habitantes são analisados. Entre eles estão prefeituras, governos estaduais, governo federal, câmaras de vereadores, assembleias legislativas, congresso nacional, todos os ministérios públicos, tribunais de contas, judiciário, universidades públicas, defensorias públicas e afins.

A premiação ocorre em 25 de abril durante a 13ª edição do Redes Wegov, em Florianópolis, Santa Catarina. Ao todo, o Prêmio tem 11 categorias. A 2ª edição tem uma novidade, a categoria “Melhor Conteúdo do Ano”. Esta terá o vencedor escolhido entre as instituições indicadas nas outras 11 categorias, pelo voto direto dos presentes na premiação.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura por meio do site e das redes sociais: Instagram, Facebook, Flickr e YouTube.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagem: Reprodução / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial