Seções

Secretaria de Município de Cultura

Museu de Arte de Santa Maria (MASM)

O Museu de Arte de Santa Maria (Masm) foi criado no dia 18 de dezembro de 1992, através da Lei Municipal n° 3.609/92, com o intuito de preservar o patrimônio artístico da cidade. Atualmente possui um acervo de 567 obras catalogadas.

Esta instituição museológica procura avançar como emancipador e humanizador da arte, entendendo o museu como uma instituição ativa, dinâmica e democrática que necessita de um ambiente físico adequado para receber exposições, palestras, oficinas e salas para pesquisas.

O Museu de Arte de Santa Maria trabalha para tornar-se um centro cultural, atualizando-se tecnologicamente, viabilizando seu acervo digitalmente, proporcionando a sua inclusão nos processos digitais de divulgação e promoção da cultura material e imaterial, através das artes visuais. Realiza atividades como visitas mediadas, ações educativas, palestras e conversas com o artista, além de salões e concursos.

  • Salão Latino Americano de Artes Plásticas
  • Salão Internacional de Design de Superfície
  • Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria  

 

Esta instituição museológica é responsável pela curadoria dos seguintes espaços expositivos:

  • Museu de Arte de Santa Maria (Avenida Presidente Vargas, nº 1.400)
  • Sala Monet Plaza Arte (Avenida Fernando Ferrari, nº 1.483)
  • Anexo do MASM (Avenida Presidente Vargas, nº 1.400)
  • Hall do Museu de Arte de Santa Maria (Avenida Presidente Vargas, nº 1400)

 

Missão:
O Museu de Arte de Santa Maria tem como missão promover, difundir e fomentar as artes visuais e a cultura popular, valorizando e preservando a arte, a história e a memória cultural brasileira.

Objetivos:
Seu objetivo geral é promover as artes visuais e a cultura popular, seu estudo e difusão, através de exposições temporárias e itinerantes, assim como sua conservação, proteção, valorização, ampliação e reconhecimento como patrimônio artístico cultural brasileiro.

O Masm também busca desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da arte, história, teoria e crítica de arte, educação e arte em museus, incentivar o intercâmbio cultural e científico com instituições afins, fomentando a produção contemporânea, através de exposições e mostras do próprio acervo deste museu.

As ações educativas do Masm englobam uma pluralidade de atividades voltadas para propiciar um melhor aprendizado, tendo como objetivo potencializar a arte como "veículo de ação cultural formador de um olhar que se fundamenta numa prática do encontro e da experiência estética".

Entre estas ações estão as visitas mediadas, realizadas através de agendamentos e ministradas por um profissional; palestras realizadas por artistas, curadores, educadores; oficinas ministradas por artistas; e conversas com artistas.  Estas ações educativas criam espaços de discussão, troca de informações e conhecimentos realizados entre os educadores e os aprendizes.

O Masm disponibiliza, de forma online, informações a respeito das exposições que estão sendo realizadas, textos informativos e imagens destas mostras. E também tem se aprimorado para que, em breve, possamos disponibilizar ambientes de aprendizagem online, por meio das visitações ao Acervo.

Estes eventos têm por objetivo abrir o museu, tanto à visitação das obras do Acervo do Masm, mas também a intervenções artísticas, assim como, à participação do público.

 

Equipe:
Direção: Marília Chartune
Agente Administrativo: Jaciara Godoi

 

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta feira – 7h30min ás 12h e 13h às 16h30min

 

Contatos:
Avenida Presidente Vargas – 1400
Centro Integrado de Cultura Evandro Behr
CEP: 97015-030
Telefone: (55) 3174-1560
E-mail: masmdigital@gmail.com
Site: http://masmdigital.wixsite.com/Masm
Facebook: http://m.facebook.com/museudeartesm/

 

 

 

Fotos

Sub Menus