Inicial > Gestão > Notícias > Comunidade do Bairro João Goulart poderá...

Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

24/05/2024 27/05/2024 14h38m

Comunidade do Bairro João Goulart poderá solicitar nova documentação em mutirão na próxima segunda-feira (27)


Até o momento, foram realizados mais de 330 pedidos para renovação de documentos durante as iniciativas; na edição mais recente, 73 solicitações foram feitas no Procon

Mais uma edição do mutirão “Recomeçar é Preciso” ocorre na próxima segunda-feira (27), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Estação dos Ventos, no Bairro João Goulart. Na ocasião será possível realizar o pedido de novas certidões de nascimento, casamento e carteira de identidade. Os pedidos são gratuitos e o atendimento leva menos de 10 minutos para ser finalizado. Na última quinta-feira (23), na sede do Procon (Avenida Rio Branco, 639, no Centro), 73 atendimentos foram realizados, totalizando mais de 330 desde o início do mutirão.

Nos dias de atendimento, profissionais da corregedoria Geral de Justiça do Estado, tiram as principais dúvidas da população e realizam o pedido de renovação da documentação. Mais tarde, quando a documentação é emitida, a equipe entra em contato para que os documentos sejam retirados no Fórum de Santa Maria (Al. Buenos Aires, 201 - Nossa Sra. das Dores). No momento, os prazos para emissão estão em aberto, devido a situação de alagamento que o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) se encontra.

A iniciativa é para todos que precisam emitir nova documentação, porém, o objetivo principal são as pessoas que foram atingidas pelas enchentes das últimas semanas. É o caso da aposentada Rosinha de Souza, moradora do bairro Passo das Tropas que buscava refazer documentos como certidão de nascimento e identidade:

“Perdemos todos os papéis e documentos importantes durante os alagamentos causados pelas chuvas, não tivemos tempo para salvá-los. Apesar de termos ido para um lugar seguro na casa da minha neta, a minha casa ficou debaixo d’água.” Quem ficou sabendo da ação foi a neta por meio das redes sociais, que prontamente levou a avó para refazê-los no Procon.

Os atendimentos são abertos para toda a comunidade, portanto, muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para realizar a tarefa. A empregada doméstica, Luciane Pereira, moradora do Bairro Parque Pinheiro não foi atingida pelas enchentes, mas na época, durante a correria para viajar acabou perdendo a identidade e precisou realizar o pedido.

“Fiquei sabendo da ação através da TV, como foi dito que estavam fazendo tudo de graça e era rápido aproveitei a oportunidade, preciso renovar minha certidão de casamento para emitir a nova identidade”.

Conforme a secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Carolina Lisowski a ideia do projeto é ir alternando os atendimentos um ponto fixo no centro, no Procon, e em pontos volantes, nas regiões mais atingidas da cidade:

“Isso demonstra, justamente, a preocupação em alcançarmos todas as pessoas que precisam dos serviços, sejam as que estão nas suas casas ou que estão em horário de trabalho, no centro, perto dos principais pontos do transporte coletivo. O resultado da ação de hoje, que atendeu 73 pessoas em um turno, mesmo com uma forte chuva que voltou a atingir nossa cidade demonstra, também, que as pessoas estão confiando nesse projeto conjunto da Corregedoria e do Município, junto com os demais órgãos, e procurando os serviços, mais necessários do que nunca”.

A coordenadora do Procon de Santa Maria, Márcia Rocha, reforça a necessidade dessa ação como garantia de direitos:

“É de extrema importância, porque as pessoas que foram atingidas pelas chuvas, para qualquer tipo de recurso que elas precisem pedir para o Governo é necessário ter a documentação, e isso tudo foi perdido. Por isso esses cadastros estão sendo feitos, justamente para que elas possam acessar os projetos que estão sendo disponibilizados e garantir esses direitos”.

As atividades são coordenadas pela corregedoria Geral de Justiça do Estado; e contam com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, do Instituto-Geral de Perícias (IGP), de cartórios de registro civil, da Justiça Eleitoral e da Receita Federal.

NOVOS ATENDIMENTOS

Até o final do mês serão realizados mais dois atendimentos, o foco são as vítimas das fortes chuvas, mas o serviço também estará disponível à população em situação de vulnerabilidade que não tenha como arcar com os custos da renovação dos documentos.

- 27.05.2024 | UBS Estação dos Ventos (Rua da Nira, Bairro João Goulart), das 10h às 15h
- 29.05.2024 | Procon (Av. Rio Branco, 639, Centro), das 13h30min às 19h30min

Texto: Tatiane Paumam (estagiária do curso de Jornalismo da UFSM)
Fotos: João Alves (MTb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial