Inicial > Mobilidade Urbana > Notícias > Para conscientizar sobre acidentes de trânsito,...

Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

06/05/2022 06/05/2022 13h27m

Para conscientizar sobre acidentes de trânsito, Prefeitura segue com ações do Maio Amarelo


Para chamar a atenção sobre o assunto, material informativo será entregue às pessoas que circularem neste fim de semana pela Feira do Livro, na Praça Saldanha Marinho

Dando continuidade às ações para chamar a atenção sobre o Movimento Maio Amarelo, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realiza iniciativa para conscientizar as pessoas sobre acidentes com vítimas fatais e lesões corporais no trânsito. A ação ocorrerá durante a Feira do Livro, na Praça Saldanha Marinho, neste sábado (7), das 10h às 12h30min, e domingo (8), das 16h às 18h.

De acordo com estatísticas realizadas pelo Programa Vida no Trânsito (PVT) sobre a sinistralidade com vítimas fatais, entre os anos de 2019 e 2021 em Santa Maria, nas vias de circunscrição municipal, estadual e federal, os dados apontam que ocupantes de motocicleta representam o maior número das vítimas. Os dados são seguidos de pedestres, ciclistas, condutores e passageiros. Em 2021, foram 29 pessoas que morreram no trânsito. A faixa etária com maior incidência é entre 18 e 39 anos, o que representa 62,17% dos casos. Na sequência de vítimas, estão pessoas com idade entre 54 anos e 75 ou mais e, após, de 40 a 54 anos (leia mais abaixo). 

A coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT), Lucimar Garcia de Sá, explica que é através de ações como blitze de trânsito, palestras em escolas e em empresas e o diálogo com a população, que é possível chamar a atenção da sociedade para a segurança no trânsito e o cuidado com a vida. 

“Durante todos os meses do ano, realizamos campanhas educativas para a segurança no trânsito e a preservação da vida. Uma característica que chama a atenção na qualificação dos dados é a faixa etária das vítimas. Os jovens têm sido cada vez mais vítimas do trânsito. Com isso, pode-se constatar, principalmente nesses dois últimos anos, em função da pandemia, quando o mercado de trabalho exigiu um novo formato de economia e acelerou a necessidade do serviço de delivery e entregas, aumentando o número de motocicletas nas vias. Em comparação aos anos anteriores, observamos uma redução na sinistralidade como consequência das intensas campanhas de conscientização pela segurança no trânsito e também pelo comportamento da população frente às medidas impostas pela pandemia no período, o que diminuiu o número de pessoas e veículos nas ruas”, explica Lucimar. 

Leitura e ainda mais informação

Durante as ações na Feira do Livro, será entregue material impresso para alertar a população sobre os cinco principais fatores de risco para o trânsito: dirigir sob efeito de álcool; excesso de velocidade; não usar capacete; não usar cinto de segurança; e uso de celular. Todos esses pontos estão sendo trabalhados neste Maio Amarelo. Ainda, neste mês, o Programa Vida no Trânsito realizará diversas atividades de conscientização em empresas, escolas, blitze educativas nas vias mais movimentadas de Santa Maria, além de participar da programação que comemora os 164 anos do Município, no dia 17 de maio. 

Outra iniciativa do Executivo Municipal é a instalação de controladores de tráfego em nove vias da cidade em 2021. Eles fazem parte de mais uma etapa do cercamento eletrônico, sendo a concretização de um projeto moderno e inovador de segurança proposto pela Prefeitura, que contempla também o videomonitoramento de pontos estratégicos de Santa Maria por mais de 800 câmeras com alta tecnologia. A central funciona junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

Em outra frente, a Secretaria de Mobilidade Urbana reforça constantemente a sinalização horizontal e vertical para orientar melhor pedestres e condutores. Além disso, há um trabalho permanente com blitze educativas, que faz parte da Campanha Municipal de Segurança no Trânsito “Volte Pra Casa”, ação permanente da secretaria. 

Sinistralidade em Santa Maria

Através das estatísticas gerais da sinistralidade, em 2019, 2020 e 2021, foram registradas 26, 20 e 29 vítimas fatais, respectivamente, considerando as vias municipais, estaduais e federais. Na análise dos dados do PVT de vítimas fatais em logradouros de circunscrição municipal em 2021, foram registrados 11 sinistros com vítima fatal (confira abaixo os locais e mais dados).

Considerando as ocorrências nas vias municipais, quanto à natureza, os sinistros de trânsito em 2021 se caracterizam com maiores percentuais pelas colisões laterais (62,76%), colisões traseiras (12,96%) e atropelamentos (12,14%). A estatística aponta, também o gênero e as idades dos registros de 2021. Ao todo, 68,4% são do sexo masculino e 31,95 são femininos, na faixa etária de 21 a 34 anos. 

Sobre o Movimento Maio Amarelo

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. O movimento ocorre neste mês, pois, em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção, e também, a sinalização de advertência no trânsito.

Acidentes de trânsito em 2021 com mortes*
Locais:
- Avenida João Machado Soares (2)
- Avenida Nossa Senhora das Dores (1)
- Avenida Hélvio Basso (1)
- Avenida Borges de Medeiros (1)
- Avenida Osvaldo Cruz (1)
- Avenida Paulo Lauda (1)
- Avenida Maestro Barbosa Ribas (1)
- Avenida Medianeira (1)
- Avenida Liberdade (1)
- Rua Venâncio Aires (1)
*Os demais (18), aconteceram em rodovias, estaduais e federais

Vítimas com lesões corporais em vias municipais, estaduais e federais
- 2019: 953 sinistros (acidentes) e 1.163 vítimas com lesões corporais
- 2020: 733 sinistros com 896 vítimas com lesões corporais 
- 2021: 608 sinistros com 746 vítimas com lesões corporais

Vítimas com lesões corporais em vias municipais
- 2019: 732 sinistros e 879 vítimas com lesões corporais
- 2020: 549 sinistros com 649 vítimas com lesões corporais
- 2021: 486 sinistros com 579 vítimas com lesões corporais

As vias municipais que apresentam o maior número de sinistros com vítimas de lesões corporais em 2021: 
- Avenida Medianeira: 26
- Rua Venâncio Aires: 24
- Rua Euclides da Cunha: 19 
- Avenida Borges de Medeiros: 15
- Avenida Dores: 15
- Rua Rio Branco: 13
- Rua Floriano Peixoto: 13
- Avenida Presidente Vargas: 13
- Rua Ernesto Beck: 11
- Avenida Paulo Lauda: 11
- Avenida Walter Jobim: 10
- Rua Barão do Triunfo: 9
- Avenida Liberdade: 9
- Rua Coronel Niederauer: 8
- Rua do Acampamento: 8

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Arte: Gibran Carrazzoni
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial