Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura concede selos de qualidade a...

Secretaria de Município da Saúde

26/11/2024 27/11/2024 10h07m

Prefeitura concede selos de qualidade a restaurantes em programa inovador de categorização de serviços


Restaurante Popular de Santa Maria é um dos contemplados. Pioneiro no Brasil, programa de categorização de serviços executado em Santa Maria é replicado na Região Central

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Universidade Franciscana (UFN), realizou na noite desta terça-feira (26) a cerimônia de entrega dos Selos de Qualidade Sanitária. A iniciativa é voltada para estabelecimentos gastronômicos inspecionados no âmbito do programa de Categorização dos Serviços de Alimentação. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos do Conjunto I da UFN, e contemplou 46 estabelecimentos gastronômicos. Entre eles, o Restaurante Popular de Santa Maria.

“Estamos aqui potencializando e qualificando os serviços de alimentação da nossa cidade. A Categorização é um método inovador que apoiei desde o começo. Orgulho-me muito de todos os estabelecimentos que se empenharam para obter este selo, em especial o nosso tão importante Restaurante Popular de Santa Maria”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom durante a cerimônia.

Todos os empreendimentos agraciados participaram de dois ciclos de inspeções, auditorias e capacitações realizados em 2023 e 2024. Cada empresa recebe os selos A, B ou C, conforme a pontuação de risco sanitário obtida.

“Obrigado, prefeito Jorge Pozzobom, por ter acreditado neste processo. Os colegas da Vigilância em Saúde foram incansáveis para que esse momento acontecesse. Essa parceria entre as instituições de ensino superior também é essencial para esta realização. Parabéns aos empreendimentos  que se destacaram neste programa", considerou a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, na mesa de abertura.

Os selos promovem transparência das ações do setor, bem como a importância do reconhecimento das Boas Práticas de Manipulação e a valorização dos estabelecimentos que seguem as regras sanitárias e se preocupam em oferecer serviços e produtos de qualidade, além de permitir uma escolha mais consciente do consumidor.

“São muitas etapas até chegar neste momento. É um processo extremamente trabalhoso para todos os envolvidos. A legislação da Vigilância Sanitária brasileira é uma das mais rígidas do mundo. Parabéns aos empreendedores pela coragem e empenho”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Alexandre Streb.

HISTÓRICO

Em Santa Maria, a Categorização foi implementada em 2019, e é executada pela equipe de Vigilância em Saúde com a coordenação da UFN e em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Esta ação promove a articulação entre o setor público, por intermédio das equipes de vigilância sanitária, o setor privado, com os serviços de alimentação, e o meio acadêmico, com o suporte técnico.

“Com o Selo de Qualificação Sanitária, promovemos maior transparência às ações da vigilância sanitária, porque o próprio consumidor, o turista, o visitante, pode usar a qualidade sanitária como critério de escolha dos estabelecimentos. Todos esses estabelecimentos passaram por várias fiscalizações, auditorias, capacitações. Por isso, quem está nessa lista, faz parte de um grupo de destaque entre os estabelecimentos alimentícios aqui do Município, independente de ser A, B ou C”, pontua a coordenadora do projeto e professora da Universidade Franciscana (UFN), Ana Lúcia Saccol.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene; o coordenador de Segurança Alimentar, Ronaldo Pozzobon; a reitora da UFN, Iraní Rupolo; a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Martha Adaime; o assessor técnico de Gestão e Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Estado, Rogério Assis Brasil; o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Maria (Sindhturr), Emerson Nereu; Ana Amélia de Freitas Saccol, representando a Associação Brasileira de Restaurantes; superintendente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Evandro de Barros; além de professores, empresários e representantes dos restaurantes contemplados.

SAIBA MAIS

A Categorização dos Serviços de Alimentação é um sistema de inspeção sanitária que prioriza os itens de maior criticidade para saúde do consumidor, aplicado através de uma lista de avaliação com 51 itens conforme a legislação vigente. O objetivo é orientar gestores dos estabelecimentos buscando a melhoria da qualidade sanitária e a redução do risco associados ao consumo de alimentos nos serviços de alimentação.

Diferentemente das inspeções de rotina feitas pela Vigilância Sanitária, o gestor tem acesso a esta lista de avaliação antecipadamente, oportunizando assim que sejam feitas as correções com apoio de suporte técnico das universidades antes da primeira visita das autoridades sanitárias. Após a primeira visita é dado prazo de 90 dias para as adequações. Somente após uma segunda visita é definido o selo de categorização do estabelecimento. No período de adequações também são feitas capacitações aos gestores e manipuladores de alimentos de cada local inspecionado, e dado o suporte técnico necessário através das universidades.

Os selos de qualidade sanitária A, B e C,  ficam expostos nos estabelecimentos e conforme a pontuação final da lista de avaliações, sendo: Categoria A, serviços que cumprem com excelência os requisitos; Categoria B, serviços que cumprem muito bem os requisitos; Categoria C, serviços que cumprem satisfatoriamente os requisitos.

Atualmente, o programa possui financiamento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Estado, a partir do qual já entregou o selo de qualificação para cerca de 40 estabelecimentos em outras oito cidades da Região Central. Mais informações sobre as ações do Programa de Categorização dos Serviços de Alimentação estão disponíveis no @categorizabrasil no Instagram, ou pelo WhatsApp do projeto, em (55) 9 9684 7521.

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial