Inicial > Cultura > Notícias > Aprovada pela Lei Municipal Paulo Gustavo,...

Secretaria de Município de Cultura

22/03/2024 22/03/2024 15h09m

Aprovada pela Lei Municipal Paulo Gustavo, 17ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema é lançada em ato


Na ocasião, além do anúncio das datas do evento, que será de 13 a 16 de novembro, também ocorreu a exibição do filme “Ainda Somos os Mesmos”

Vinculado à história da cidade e a partir de aprovação no edital municipal da Lei Paulo Gustavo, o Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) volta a ser realizado este ano. A 17ª edição do evento foi lançada, na noite desta quinta-feira (21), no Theatro Treze de Maio. A retomada do SMVC terá trabalhos audiovisuais com o tema “Mais diálogo”, e as exibições serão de 13 a 16 de novembro, conforme divulgado no ato de lançamento.

A secretaria de Cultura, Rose Carneiro, participou do ato e relembrou a trajetória do festival de cinema, e como as vivências pessoais dela estão ligadas ao evento.

“Me sinto em casa no Theatro Treze de Maio e nas atividades do SMVC porque tenho história junto a estas instituições. Fiquei muito feliz de ver a retomada do festival a partir da Lei Paulo Gustavo. Uma grande vitória para todos. O SMVC puxa muita gente que trabalha com produção cultural, que é uma cadeia extensa, é ampla. É um prazer estar mais uma vez com vocês no Santa Maria Vídeo e Cinema”, destacou a titular da pasta.

A noite teve condução dos tradicionais apresentadores do festival: Patrícia Garcia, Cândice Lorenzoni e Ricardo Paim, que deram as boas-vindas ao público. Os coordenadores do SMVC Luiz Alberto Cassol e Luciano Ribas anunciaram, além das datas do evento, o calendário de inscrições, que ocorre de 1º a 31 de julho, no site do festival.

Após o cerimonial, foi exibido o filme “Ainda Somos os Mesmos”, do cineasta gaúcho Paulo Nascimento. O longa-metragem é baseado no testemunho de João Carlos Bona Garcia, amigo do diretor que sobreviveu ao confinamento na Embaixada Argentina no Chile, em 1973, durante o golpe do General Augusto Pinochet, no Chile.

A sessão foi seguida de um bate-papo sobre a obra e sobre acessibilidade no audiovisual. A exibição do filme foi com acessibilidade completa, incluindo audiodescrição e libras. E todo o evento teve tradução em libras.

Também estiveram presentes no lançamento pela Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Valdeci Oliveira, a vereadora Helen Cabral, a coordenadora de Cultura e Eventos da UFSM, professora Vera Lícia Portinho Vianna, a coordenadora de Patrimônio e Organização do Sinprosm, professora Juliana Corrêa Moreira, o diretor do filme exibido, Paulo Nascimento, e da produtora executiva Marilaine Castro da Costa (que também é responsável pela acessibilidade do longa).

O projeto “SMVC 16½ – Cinema e Democracia” é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, a partir do edital Apoio a Salas de Cinema, Formação e Difusão Audiovisual, da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura. O projeto prevê a realização do 17º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), que tem realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Lei Paulo Gustavo, coprodução da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), e Cineclube da Boca. A organização do festival é da ONG SMVC, Filmes de Junho, IdeiaAção e Padrinho Agência de Conteúdo.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033) 
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial