Secretaria de Município de Cultura
05/04/2024 06/04/2024 15h47m
Prefeitura e Sebrae recebem o Livro de Iconografia Local de Santa Maria e o apresentam para a população
A partir deste material, empreendedores poderão criar produtos inspirados na cultura e riquezas de Santa Maria
A identidade de uma cidade pode ir para além dos prédios, ruas e praças, e a apresentação e entrega do Livro de Iconografia Local de Santa Maria, que ocorreu na noite desta sexta-feira (5), no LabCriativo (Rua Manoel Ribas, 2.038), prova isto. Projetado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Sebrae, a obra mostra que a iconografia local estuda uma região em várias dimensões – cultura, economia, história, arquitetura, cotidiano – mapeando-a por meio de imagens para inspirar produtos e valorizar a cultura.
“A iconografia faz parte do Distrito Criativo Centro-Gare. Eu sei que quando pensamos em um Distrito Criativo vem ao imaginário o espaço geográfico e delimitado de uma cidade. Mas o nosso (Distrito Criativo) vaza deste espaço e avança para outros aspectos do físico do Município e estamos muito felizes por recebermos o resultado desta iconografia, que nos dá mais visão sobre Santa Maria, mais potencial empreendedor e mais reconhecimento do que é a cidade para além do tradicional. Me resta agradecer a todos que trabalharam neste projeto e a todos que trabalham para fazer o Município avançar e cada vez mais”, assinalou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que participou do ato.
A secretária de Cultura, Rose Carneiro, pontuou que novidades nem sempre podem ser bem recebidas e lembrou que as pessoas que começaram o e-commerce foram taxadas de loucas. Atualmente, as vendas e compras online são utilizadas no mundo todo.
“A iconografia ainda não é tão disseminada, mas, com certeza, pode impactar muito uma região. Há artesãos, empreendedores que utilizam da iconografia sem nem mesmo saber. Agora, a partir do Livro de Iconografia Local de Santa Maria, todos terão acesso a informações mais detalhadas do Município e poderão ter uma nova visão da cidade e de como apresentar seus produtos. Este não é um ponto de chegada. É um caminho, uma caminhada que estamos fazendo junto com todos aqueles que querem uma Santa Maria para as pessoas, valorizando a cultura, a história e a memória”, destacou a titular da pasta.
A apresentação e o lançamento do livro foram feitos pelo designer Walter Rodrigues e por equipes da Secretaria de Cultura e do Sebrae. Este estudo serve como inspiração para empreendedores da cidade, artesãos, arquitetos e designers, que poderão trazer a essência de suas marcas em produtos identitários, transmitindo a identidade local e valorizando as características da região que vão impulsionar o desenvolvimento da cidade, comércio, turismo e principalmente a economia criativa.
A partir do livro, empreendedores poderão criar produtos inspirados na cultura e riquezas de Santa Maria, bem como ter novos olhares sobre a criação de produtos, agregando valor e levando atrativos locais para diversos lugares. O livro está disponível, gratuitamente, em versão virtual no site do Distrito Criativo Centro-Gare.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria