Inicial > Cultura > Notícias > Prefeitura dá início aos serviços de...

Secretaria de Município de Cultura

06/12/2024 07/12/2024 14h46m

Prefeitura dá início aos serviços de reforma do vagão de madeira e do trilho localizados na Gare da Estação


Nesta primeira etapa, uma equipe fez a retirada de madeiras danificadas, e trabalha na limpeza da caldeira da Maria Fumaça

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, acompanha o processo de reforma dos vagões, da locomotiva e do trilho na Gare da Estação. O espaço que integra o Distrito Criativo Centro-Gare, passa por mais uma etapa importante para preservar a memória e a identidade ferroviária de Santa Maria. Durante a semana, uma equipe fez a retirada de madeiras danificadas do vagão e alinhou o trilho de ferro. Nesta sexta-feira (6), ocorre a limpeza feita com lava jato na caldeira da locomotiva Maria Fumaça.

O vagão de madeira será reformado aos moldes do modelo original. Já para a restauração da caldeira, será necessária a retirada das partes com ferrugem para poder receber a pintura. Na sequência, a reforma contemplará os outros três vagões, sendo um carro que era restaurante e dois carros destinados para passageiros.

“O processo de reforma é um trabalho detalhado. Requer o cuidado para preservar o mais fiel possível as peças originais, pois são elementos importantes que compõem o Memorial Ferroviário do Município. Estamos acompanhando todas as etapas, e dando suporte à empresa no que seja necessário”, explica a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

A reforma

A empresa SL Manutenções e Comércio Estruturas Metálicas Ltda, de Santa Maria, é a responsável pela reforma. A contratação ocorreu de maneira direta (dispensa de licitação) de empresa especializada para serviços de reforma, recuperação e conservação de bens móveis de valor histórico e cultural da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA), conjunto composto por locomotiva a vapor Mikado, carro Caboose, locomóvel a vapor e carros de passageiros. O prazo contratual para execução e entrega dos serviços será de 180 dias. A assinatura da ordem de serviço ocorreu no local no dia 25 de novembro.

As peças que passarão por reforma são objetos de metal e objetos de madeira de grande porte. Na primeira, estão enquadrados a locomotiva e o locomóvel, que requerem, para sua conservação, profissional com especialidade em metalurgia e que possua equipamentos e materiais adequados. Na segunda, de objetos de madeira, estão enquadrados os carros de passageiros - este último que poderia ser classificado com uma peça mista, que envolve conhecimentos de marcenaria de maneira preponderante e de metalurgia, em grau menor, mas também importante. Esses objetos de madeira necessitam que seu tratamento seja executado por um marceneiro, com equipamentos e ferramentas específicas e adequadas.

Os objetos não passaram por recuperações anteriores e estão se deteriorando rapidamente, o que pode ocasionar uma grande perda do suporte original, especialmente os objetos de madeira. A falta de uma estrutura protetiva (até então) para as peças fez com que elas ficassem expostas constantemente às intempéries e quedas de folhas, o que acarretou em uma maior deterioração, pois o acúmulo de sujidades, umidade e a alteração climática agiliza o processo de decomposição do suporte.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Mtb: 21.632)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial