Educação Fiscal
25/11/2018 01/12/2018 20h58m
12º Festival Cid Legal Canta e Dança reúne cerca de 40 escolas no final de semana
O evento contou com mais de 90 apresentações de diferentes instituições de ensino e de faixa etárias
Com a missão de conscientizar a sociedade sobre a função socioeconômica dos tributos, por meio de ações promovidas por estudantes de Santa Maria, aconteceu na sexta-feira (23) e no sábado (24), o 12º Festival Cid legal Canta e Dança. Durante os dois dias foram mais de 90 apresentações nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Comunidade e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O prefeito Jorge Pozzobom iniciou sua fala parabenizando todos os professores da Rede Municipal de Ensino e ressaltou o aumento na qualidade da Educação do Município. O chefe do Executivo afirmou que esta sempre foi e sempre será prioridade em sua Gestão.
“O projeto que leva a Educação Fiscal para o Ensino Básico Público, realizado aqui em nossa cidade, é referência para todo o Estado. Esse é um trabalho coletivo promovido com muita competência pela Secretaria de Educação, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), junto com os professores da Rede Municipal de Ensino”, afirmou o prefeito.
Com os festivais realizados anualmente, o PMEF também busca despertar no cidadão a responsabilidade em acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população e, dessa maneira, fortalecendo o exercício da cidadania.
“É um trabalho realizado para consolidar a formação cidadã, que se inicia com as crianças e jovens no ensino base” ressaltou a Secretária de Educação do Município, Lúcia Madruga.
Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, o festival é o resultado de um trabalho realizado ao longo de todo o ano e que envolve toda a comunidade escolar.
“A cada ano que passa conseguimos perceber o quanto os pais, alunos e professores dão cada vez mais importância à Educação Fiscal, pois assim sabem de onde vem e para onde vão os recursos públicos”, destaca a coordenadora.
O estudante do nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João da Maria Braga, Erick Antunes, participou das apresentações artísticas e também conta como saber mais sobre impostos e tributações impactou em sua vida e na de seus familiares.
“Eu nunca soube porque as lojas e mercados solicitavam meu CPF na hora do pagamento, assim como não sabia porque exatamente pedir a nota fiscal. Depois de passar pelo programa sei de onde saem nossos impostos e assim me sinto também na obrigação de fiscalizar para onde eles vão. E passei isso para toda a minha família também”, explica o estudante.
A professora da EMEF Santa Helena, Neusa Hennig, também destacou a importância do programa para a formação cidadã das crianças e adolescentes.
“O CID sempre contribui muito, pois estimula a consciência crítica dos alunos em relação ao seu cotidiano pessoal e também ao que se passa no país e no mundo”, destacou a professora.
Veja mais fotos do Ensino Fundamental 23/11/2018 Tarde
Veja mais fotos 23/11/2018 Tarde
Veja mais fotos do EJA no palco
Veja mais fotos do EJA 23/11/2018 - noite
Veja mais fotos da Educação Infantil 24/11/2018 de manhã
Veja mais fotos 24/11/2018 manhã e tarde
Veja mais fotos do Ensino Fundamental 24/11/2018 de tarde
Veja mais fotos 24/11/2018 - tarde
Texto: Acadêmica de Jornalismo Cristina Haas
Revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria