Seções

Secretaria de Município de Cultura

Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas

Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas

A instituição que preserva a memória dessa congregação religiosa foi intitulada, a partir de 16 de novembro de 2007, de Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas (MHIF) e, idealizada pela missionária alemã Madre Elenara Vogel (1972). A atitude simbólica dessa irmã, em coletar e guardar as primeiras peças impulsionou, posteriormente, à constituição de um acervo sacro religioso, que resultaria, em 2007, na criação de um museu. Quanto ao estímulo em preservar essa memória institucional, não há indícios oficiais das razões pelas quais a Madre Elenara coletou e guardou os objetos. Porém, salienta-se a relevância desse gesto na preservação da memória cultural religiosa das Irmãs Franciscanas.

Portanto, no decorrer do tempo, simples peças armazenadas em expositores receberam outra dimensão e conquistaram uma nova visibilidade. Assim, no início do tratamento do acervo, o procedimento de coletar e guardar foram executados pela própria Madre, por meio de um método artesanal, sem aprimoramento dos procedimentos museais, que visasse à conservação, a documentação e a comunicação destas coleções, o tripé principal da museologia. Simples era o processo de guarda, modesto ainda era a metodologia de expor. Porém, não se desmerecia a beleza e a história que cada peça carregava consigo. Deste modo, o acervo é constituído por imagens sacras, objetos litúrgicos, paramentos religiosos, instrumentos musicais, peças do cotidiano das Irmãs Franciscanas, lembranças das viagens, coleções numismáticas, filatelia e uma parcela representativa da área da saúde e da educação.

Essas peças tornavam-se, gradativamente, relevantes às irmãs, uma vez que por meio delas houve a possibilidade de constituir esse cenário expositivo e museal. Portanto, o MHIF é o resultado do empenho de inúmeras pessoas, que em várias gerações trabalharam em prol de um legado cultural. 

 

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira - 08h às 12h e das 14h às 18h, mediante agendamento.
Endereço: Avenida Medianeira, 1267 - CEP: 97060-003
Contatos: (55) 3220 5525
E-mail: mhif.sm@gmail.com
 

Fotos