Seções

Secretaria de Município de Cultura

Museu Ferroviário de Santa Maria

Museu Ferroviário de Santa Maria

Na segunda metade do século XIX, iniciou-se, no Rio Grande do Sul, a implantação da ferrovia com a finalidade de transportar mercadorias e pessoas. Santa Maria passou a centralizar o tráfego de trens, transformando-se em ponto de ligação entre todas as linhas férreas. A cidade se tornou um eixo do desenvolvimento, aumentando sua população, crescendo economicamente e, também fazendo crescer as comunidades vizinhas, proporcionando o crescimento da agricultura e também do artesanato, contribuindo para o surgimento da industrialização, propiciando o escoamento de toda a produção da Região até os grandes centros comerciais.

A ferrovia também foi a promotora da aproximação entre os núcleos urbanos, contribuindo para as trocas culturais.

O apogeu das estradas de ferro durou mais sete décadas, porém, a partir de 1940 as inovações ocorridas nos transportes rodoviários, à melhoria das estradas e dos meios de comunicação, fizeram com que a rede férrea entrasse em decadência.

Em Santa Maria, a ferrovia deixou um marco significativo de desenvolvimento, com um forte fluxo de passageiros, foi se desenvolvendo ao redor da gare uma cadeia de serviços e comércio a fim de sanar as demandas de hospedagem, alimentação, infra-estrutura, entretenimento, cultura, entre outros.

A Associação de Amigos do Museu Ferroviário de Santa Maria- AAMFSM objetiva a consolidação de um Ecomuseu para reunir todos os locais que compõem o sítio ferroviário no município de Santa Maria. O desenvolvimento desse espaço museológico, disponível atualmente, advém da iniciativa privada em parceira com o poder público que cede o espaço físico para seu funcionamento (AAMFSM e Prefeitura Municipal de Santa Maria).

Sua fundação aconteceu em 31 de outubro de 2003, através da Associação dos Amigos do Museu Ferroviário, com o objetivo de resgatar a memória e o patrimônio ferroviário, localizado no Largo da Gare da Viação Férrea de Santa Maria e, atualmente é mantido por voluntários da AAMFSM, composta por ex-funcionários da Rede Ferroviária do Estado do Rio Grande do Sul. O espaço expográfico conta com um acervo de miniaturas, fotografias, documentos e objetos relacionados à ferrovia.

 

Horário de funcionamento:
Visitas guiadas às quartas-feiras - 15h às 18h ou por agendamento.
Endereço: Gare da Estação Ferroviária de Santa Maria - CEP: 97010-005
Blog: museuferroviariodesantamaria.blogspot.com.br

Fotos