Seções

Secretaria de Município de Cultura

Museu Vicente Pallotti

Museu Vicente Pallotti

O Museu Vicente Pallotti é uma instituição de caráter cultural, mantido pela Sociedade Vicente Pallotti, e tem por missão coletar, pesquisar e preservar os testemunhos materiais do homem e ambiente, com o objetivo de coletar o acervo a serviço da comunidade, para fins de conhecimento, estudo e reflexão.

O museu foi fundado em 01 de janeiro de 1935, no Distrito de Vale Vêneto, pelos padres palotinos José Pivetta e Valentim zamberlam. O museu foi crescendo, portanto, em 1943, lhe foi destinada uma sala. Já em 1959, por falta de espaço em Vale Vêneto, houve sua transferência para o Colégio Máximo Palotino. Por outro lado, no ano de 1964, Ir. Daniel Cargnin, que na época era responsável pelos alunos internos do Patronato, interessou-se pelo museu. Deste modo, Daniel transportou o museu do Colégio Máximo Palotino para o Patronato, formando um único museu denominado Museu Vicente Pallotti (MVP), em homenagem ao fundador da Ordem Palotina. Então, o acervo paleontológico das coletas dos Irmãos Cargnin integrou-se ao restante do acervo existente, fruto do trabalho do Pe. José Pivetta. Em 1972, foi destinado um espaço amplo para receber o acervo do Museu Vicente Pallotti.

Em 17 de dezembro de 1982, por meio da Lei 2.440/82 o Museu é considerado de Utilidade Pública Municipal. Ao longo do tempo, ele recebeu varias doações dos padres palotinos e da comunidade em geral. No ano de 1994, com o intuito de resolver seu problema estrutural, foi iniciada a primeira fase de organização, que se estendeu até o ano de 1998. Com esforço, obtiveram-se pequenas melhorias. No iniciar do século XXI, procedeu-se a segunda fase de organização do MVP, processo que se estende aos dias atuais, devido particularidades museológicas.

Com décadas de existência, o Museu Vicente Pallotti estrutura e aprimora sua organização no campo da museologia, a fim de melhor atender ao público visitante, sendo um dos mais importantes museus do Rio Grande do Sul, por seu eclético acervo que inclui: artes visuais, arqueologia, história natural, ciências naturais e história. 

A Sociedade Vicente Pallotti, proprietária e mantenedora do Museu, investe permanentemente na estruturação e conservação do mesmo, pois acredita que este é um espaço para se pensar o presente e refletir o futuro. É um universo de conhecimento, que  mantém a memória viva e auxilia na transformação social. Em vista disso, o Museu, bem como a exposição, possui um papel de instrumento, entre outros, da implementação do patrimônio em uma dinâmica de desenvolvimento. Na verdade, é necessário fazer o patrimônio falar, comunicar, com uma linguagem acessível ao público.

 

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira. Visitas mediante agendamento.
Endereço: Rua Alziro Roggia, 115 - CEP: 97020-000
Contatos: (55) 3220 4565 e 3220 4590
E-mail: museu_pallotti@terra.com.br
Site: www.pallotti.com.br/museu

Fotos