Secretaria de Município da Saúde
12/12/2024 16/12/2024 11h26m
Prefeitura convoca a população para combater a dengue no verão e eliminar possíveis criadouros
Com chuvas frequentes e elevação das temperaturas, o verão oferece as condições climáticas ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A melhor forma de combater a dengue é evitar o acúmulo de água em qualquer recipiente exposto
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Vigilância em Saúde, reforça à população os cuidados necessários para o combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, neste verão. Por ter chuvas recorrentes e altas temperaturas, a estação mais quente do ano possibilita uma reprodução mais rápida do mosquito. Por isso, é essencial que a população mantenha os ambientes limpos e elimine possíveis criadouros – qualquer recipiente exposto que possa acumular água. Confira ao final do texto todas as medidas de prevenção.
"A elevação das temperaturas e a maior incidência de chuvas no verão são fatores que, combinados, criam as condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Enquanto o calor acelera seu desenvolvimento, a água acumulada serve como criadouro, aumentando o risco de transmissão da dengue. Por isso a importância de intensificarmos a prevenção nesta época do ano", reforça o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.
A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito. Clique aqui para saber como identificar um caso suspeito, e como realizar um teste.
Diariamente, agentes de endemias da Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde fazem visitas às residências em busca de criadouros do Aedes aegypti e para dar orientações à população sobre como evitar focos do mosquito. As equipes da Prefeitura estão sempre devidamente identificadas com coletes e crachás.
Outra medida adotada pelo Município nos últimos anos é a pulverização de inseticida biológico nas localidades com maior índice de infestação e prevalência de casos notificados. Informações sobre os casos de dengue no Município estão disponíveis no painel do Governo do Estado.
PRINCIPAIS PRECAUÇÕES
• Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
• Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
• Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
• Mantenha tampados tonéis e barris de água;
• Guarde garrafas de cabeça para baixo;
• Recolha seus resíduos;
• Use repelente;
• Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
• Atenção às piscinas, especialmente as de plástico
• Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581, opção 2, ou envie mensagem para o WhatsApp (55) 7400 5525
• Para mais informações, acesse o site Santa Maria Contra a Dengue
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922), João Vilnei (Mtb: 18.086) e Marcelo Oliveira (Mtb: 21.632)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria