Seções

Instituto de Planejamento de Santa Maria

24/01/2019 24/01/2019 12h21m

Novo levantamento aéreo de Santa Maria começa a ser realizado pela Prefeitura e pelo Iplan


Foto: Arquivo/PMSM

Trabalho deve ser concluído em quatro meses e vai possibilitar um diagnóstico do desenvolvimento da cidade

 

A Prefeitura iniciou nesta semana o mapeamento georreferenciado da área urbana onde está localizada a sede do Município. O trabalho é coordenado pelo Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan) e consiste no levantamento aerofotogramétrico de uma área com 219 quilômetros quadrados de extensão, delimitada no perímetro urbano e em algumas áreas urbanizadas localizadas na Zona Rural. Como resultado, a Prefeitura terá uma espécie de diagnóstico do desenvolvimento da cidade, com imagens atualizadas detalhando a ocupação, o uso do solo, direção da expansão territorial e outros dados que podem contribuir para o planejamento de Santa Maria.

O levantamento será realizado em duas etapas. A primeira delas iniciou na segunda-feira (21) e consiste na marcação de “alvos” em terra. Depois, uma aeronave de pequeno porte vai realizar voos diurnos para fotografar a área delimitada. No total, serão sinalizados 90 pontos.

De acordo com a engenheira civil e diretora de Informações do Iplan, Luziany Colusso Barnevitz, os voos devem ocorrer no final de janeiro e início de fevereiro. As marcações em terra, no entanto, já estão ocorrendo em diversas áreas. No meio rural, no entanto, será necessário adentrar em algumas propriedades rurais.

“Uma equipe do Iplan está percorrendo localidades da Zona Rural para implantação e rastreio dos pontos de apoio (alvos) que serão fotografados pela aeronave. Por isso, pedimos que a população rural permita o acesso da equipe em suas propriedades para que possamos fazer a marcação”, explica Luziany.

 

TRABALHO DEVE SER CONCLUÍDO EM QUATRO MESES
Os voos e o mapeamento aerofotogramétrico serão realizados pela Sertec Engenharia e Aerolevantamento Ltda, empresa contratada em dezembro do ano passado pelo Iplan, que é uma autarquia do Município, para a realização do trabalho.

“Esse serviço terá como produto final o mapeamento georreferenciado da área sede do Município e será a representação fiel da superfície do terreno. Com isso, poderemos obter informações métricas com alto grau de precisão, contribuindo com informações para diferentes secretarias que serão úteis para o planejamento da cidade. De acordo com nosso cronograma, o trabalho está previsto para ser entregue em quatro meses”, explica a geógrafa do Iplan, Rosana Franco Trevisan.

O levantamento aerofotogramétrico mais recente foi realizado há seis anos pela Topocart Topografia Engenharia e Aerolevantamentos, de Brasília (DF). Na ocasião, a empresa realizou dois voos (em 13 de outubro de 2012 e em 28 de março de 2013), em uma área de 186,91 quilômetros quadrados. Antes disso, o último mapeamento com fotografias aéreas foi realizado ocorreu em 1979.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Arquivo/PMSM e Divulgação/Iplan
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial