Buscar

17/11/2022 17/11/2022 09:03m


Prefeitura procura voluntários para o Serviço Família Acolhedora, que atende crianças e adolescentes


Foto: Marcelo Oliveira / Prefeitura

O serviço é uma medida de proteção destinado a menores de idade que, por alguma situação de risco, necessitam ser afastados da família biológica

Há cerca de um mês em funcionamento, o Serviço Família Acolhedora segue em busca de famílias que queiram atuar como lares temporários para crianças e adolescentes. Para integrar o serviço é necessário se voluntariar. A família voluntária passa por processo de seleção e capacitação, que envolve entrevista e preparação com equipe de assistentes sociais e psicólogos. As famílias aptas que fizerem acolhimentos receberão uma bolsa-auxílio destinada aos cuidados desta criança ou adolescente. E, serão acompanhadas sistematicamente pela equipe do serviço. 

“As pessoas ainda não entendem exatamente o que é o Serviço Família Acolhedora, e nós estamos a disposição, no Espaço Família Acolhedora e marcando reuniões pela cidade, para apresentar como é o funcionamento. O que difere o serviço é que a criança ou adolescente que, por algum motivo, não pode ficar com sua família biológica, em vez de ser encaminhado a uma instituição de acolhimento, é encaminhado para a residência de uma família. Inúmeros estudos apontam que esse processo é melhor para o desenvolvimento da criança ou o adolescente, pois os acolhidos terão atenção e convivência em um núcleo familiar, além de cuidado individualizado, amor e afeto que tanto necessitam nesta etapa difícil de vida, pontua a coordenadora do Serviço, Daniele Lang Baratto.

As famílias interessadas em atuar como acolhedoras devem contatar a Prefeitura, por meio do Espaço Família Acolhedora, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, na Rua Doutor Astrogildo de Azevedo, 23, Bairro Centro. Ou pelo telefone e WhatsApp (55) 99158-9378, ou pelo e-mail familiaacolhedora.sm@gmail.com.

Um horário será agendado para a família interessada esclarecer todas suas dúvidas e, então, iniciarem o processo de habilitação. A primeira etapa é com a entrega dos documentos necessários. Depois, a família vai para processo de entrevista e, em seguida, para participação dos cursos de capacitação. Caso os interessados sejam considerados aptos, a fase seguinte é de visita domiciliar. Apenas depois deste processo é que a família recebe parecer favorável ou não.

Quando as famílias estiverem aptas a integrarem o Serviço Família Acolhedora, o Juizado da Infância e Juventude encaminhará as crianças para acolhimento. Inicialmente, o serviço escolherá 15 famílias.

Entre os requisitos para se voluntariar como Família Acolhedora estão: não estar inscrito no cadastro nacional de adoção; ter renda fixa; ter disponibilidade de espaço físico e de tempo para os cuidados necessários do acolhido. Mais informações pelo e-mail familiaacolhedora.sm@gmail.com.

SAIBA MAIS
O Serviço Família Acolhedora é uma medida de proteção destinado a crianças ou adolescentes que, por alguma situação de risco, necessitam ser afastados do seu convívio familiar. A iniciativa tem normativa do Sistema Único e Assistência Social (SUAS) e do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), sendo regulamentada por Lei Municipal.

Como toda modalidade de acolhimento, o Serviço Família Acolhedora é excepcional e provisório, e advém de uma determinação judicial, de medida protetiva. O diferencial é que a criança ou adolescente não é encaminhado a uma instituição de acolhimento, mas sim para a residência de uma família. Em Santa Maria, duas casas atendem este público: Lar de Miriam e Aldeias SOS.

A Prefeitura salienta que o acolhimento com outros familiares biológicos sempre será a primeira alternativa antes do repasse a uma Família Acolhedora. Assim como, o Serviço Família Acolhedora será preferível ao acolhimento em instituição.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: Marcelo Oliveira / Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos




Fotos

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial


Prefeitura Municipal de Santa Maria
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 8h30min às 13h30min
Telefone: (55) 3921-7000 CEP: 97010-005


Desenvolvimento SITI © Copyright 2022
Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial