Notícias
18/07/2025 18/07/2025 15h50m
Arroio do Só celebra cultura gaúcha com Tropeada da Canção Nativa e Festa do Porongo

Eventos, que ocorrem em 26 e 27 de julho, unificam atrações e promovem a valorização das tradições e talentos locais no interior de Santa Maria
A cultura gaúcha ganha destaque em Arroio do Só com a união de duas importantes celebrações. A 4ª edição da Tropeada da Canção Nativa, agendada para 26 de julho, se une à 6ª Festa do Porongo, que ocorre no dia seguinte, 27 de julho, transformando o distrito em palco de um grande fim de semana de festividades. A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, busca valorizar as tradições e o potencial artístico do cenário nativista.
A Tropeada, consolidada como um dos festivais mais representativos do cancioneiro gaúcho, recebeu impressionantes 289 composições inscritas de todo o Rio Grande do Sul. Desse total, 12 canções foram selecionadas para compor o festival na noite do sábado (26), com melodias inéditas e carregadas da essência da música regional.
O corpo de jurados desta edição é um dos grandes atrativos, reunindo nomes respeitados da música regional: Su Paz, Ramires Monteiro, Jaime Brum Carlos, Francisco Alves e Fernanda Irala. Com vasta experiência e sensibilidade artística, eles terão a missão de selecionar as composições que melhor traduzem o espírito da canção nativa. Durante a programação da Tropeada, o público ainda poderá desfrutar de shows especiais de Kiko Lemos, no intervalo, e Nenito Sarturi, no encerramento da noite.
“Arroio do Só se firma cada vez mais como um polo cultural em nosso interior. A união da Tropeada e da Festa do Porongo é um presente para Santa Maria, valorizando nossas raízes, talentos e fortalecendo o turismo local. Convidamos a todos para vivenciar essa experiência autêntica, que celebra o que temos de melhor em nossas tradições e hospitalidade gaúcha”, ressalta o secretário de Turismo, Ewerton Falk.
“A realização de eventos como a Tropeada e a Festa do Porongo evidencia a potência cultural que pulsa nos distritos do nosso município. Essas festividades promovem o resgate da música nativista gaúcha ao dar visibilidade aos nossos artistas e também representam uma importante oportunidade de fomento aos saberes locais e às formas de fazer presentes no artesanato regional. Ao incentivar a realização desses eventos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, contribuímos para a valorização das manifestações culturais e para o fortalecimento da cadeia produtiva cultural”, pontua a secretária adjunta de Cultura, Marília Chartune.
A produtora cultural, Iara Druzian. destaca a relevância da 4ª edição da Tropeada da Canção Nativa:
“Recebemos quase 300 músicas, e isso é um indicativo da força e da vitalidade da nossa música nativista. A Tropeada cresce a cada edição, fortalecendo a cultura gaúcha e revelando novos talentos. A expectativa para a noite do dia 26 é de um espetáculo emocionante e autêntico”.
FESTA DO PORONGO
A 6ª Festa do Porongo, no domingo (27), complementa a programação com um desfile da comunidade, feira de artesanato, almoço festivo e um animado encontro de invernadas. O objetivo é reforçar o espírito de união e a valorização das tradições locais.
“A nossa expectativa de público para o evento é de cerca de 2 mil pessoas. Aqui os visitantes vão encontrar uma variedade de artesanatos, produtos coloniais e boa gastronomia. Cerca de 20 expositores vão participar da festa, entre artesãos e agroindústrias”, adianta o coordenador da Festa do Porongo, Claudio Luiz Nogueira Seeger.
Artesão no distrito de Arroio do Só há mais de 40 anos, Sérgio Luiz Nascimento Seeger, produz artesanato para chimarrão e acessórios de montaria em couro. Ele comercializa seus produtos na região, no Estado e para o país, e está confiante pela festividade:
“A Festa do Porongo é um importante evento para nós artesãos divulgamos os produtos e mantermos as raízes da tradição”.
Ambos os eventos têm entrada gratuita, convidando o público a prestigiar dois dias de intensa programação, com muita música, arte, gastronomia e integração comunitária.
A 4ª Tropeada da Canção Nativa e a 6ª Festa do Porongo contam com incentivo cultural da Clínica Viver, apoio da 13ª Região Tradicionalista, do CTG Vitório Mário e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. A realização tem, ainda, o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
4ª TROPEADA DA CANÇÃO NATIVA E 6ª FESTA DO PORONGO
Sábado (26 de julho)
Abertura da feira de artesanato e produtos coloniais, com diversas atividades.
Apresentação das músicas concorrentes da 4ª Tropeada da Canção Nativa.
Shows musicais com Kiko Lemos e Nenito Sarturi.
Domingo (27 de julho)
Desfile da comunidade e encontro de invernadas.
Feira de artesanato e produtos coloniais.
Almoço festivo.
Apresentações de música nativista.
Encerramento com a domingueira no lonão.
Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763) e Diniana Rubin (MTb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (MTb: 21.632)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria