Secretaria de Município da Educação
07/02/2022
Alunos da Rede Municipal de ensino começam a trabalhar com atividades do Programa ImpulsiONar
O foco é auxiliar estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas em Língua Portuguesa e Matemática
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, começa nesta segunda-feira (7) a aplicar aos alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) as atividades do Programa ImpulsiONar, que tem como objetivo apoiar secretarias e escolas municipais no desenvolvimento de estratégias de prevenção e redução de defasagens. O foco das atividades é auxiliar estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas em Língua Portuguesa e Matemática.
O ImpulsiONar trabalha a partir de um modelo pedagógico e do apoio de organizações educacionais que oferecem serviços de implementação, formação de professores e recursos educacionais digitais, considerando a metodologia do ensino híbrido/remoto. As equipes de educadores trabalham desde o fim do ano passado, inclusive durante as férias, na preparação de mais esse elemento de qualificação da RME.
O Programa ImplusiONar pretende conectar e preparar educadores, empresas de tecnologias educacionais e organizações de apoio para desenvolver e multiplicar estratégias pedagógicas e soluções digitais que promovam a equidade na aprendizagem. Para alcançar o objetivo, o programa trabalha com três pilares.
O primeiro é elaborar um modelo pedagógico que vai oferecer premissas e diretrizes para organizações, redes e escolas. O segundo é garantir a implementação do modelo pedagógico e de recursos educacionais digitais nas redes e escolas. E o último tem foco em preparar todos atores envolvidos para garantir a replicabilidade desse programa no futuro.
Os benefícios do programa para as redes municipais de ensino são o apoio para diagnosticar as condições da rede e o planejamento da implementação do modelo pedagógico considerando os diferentes contextos e a capacidade instalada da rede. O programa também almeja a formação para equipe da Secretaria, além de gestores e professores para apoiar o planejamento e a implementação de novas estratégias de ensino-aprendizagem. Também se acredita que o programa aumente o apoio para implementação de comunidades de prática para promover um espaço de trocas de experiências e coleta de feedbacks, além de investimento para adquirir, durante o ano de 2022, recursos educacionais digitais e se necessário equipamentos e internet de qualidade.
Aparecem na lista ainda o acompanhamento de uma consultoria especializada para apoiar na seleção de recursos educacionais digitais com assertividade e segurança. Apoio para identificar, selecionar e implementar soluções pedagógicas e digitais alinhadas à realidade, às necessidades de aprendizagem e aos interesses dos estudantes. E, relatórios de monitoramento e resultados do programa para acompanhamento da efetividade e apoiar as tomadas de decisão.
O programa ImpulsiONar tem apoio pedagógico da Nova Escola e do Instituto Reúna e é financiado pela Fundação Lemann, Imaginable Futures e BID Lab.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria