Secretaria de Município da Educação
17/07/2019
Conexão de Saberes encerra primeiro semestre com resultados efetivos e concretos aos estudantes
Prefeitura de Santa Maria já está com tudo pronto para a continuidade do trabalho no próximo semestre
Uma das políticas públicas mais importante do Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin chegou, nesta quarta-feira (17), ao fim de sua primeira etapa. Dezenas de estudantes se reuniram para uma última atividade no Centro Educacional Conexão de Saberes, no Santa Maria Tecnoparque. O projeto da Secretaria de Município de Educação encerrou o primeiro semestre de atividades com resultados positivos e já deu encaminhamento para a próxima etapa.
O “Conexão de Saberes” foi lançado em março deste ano e atende 275 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) diurna. Ao longo deste semestre, os estudantes de oito escolas do Município participaram das oficinas de Multiletramento Digital; Aeromodelismo; Artes a partir das Tecnologias Digitais; Automação Pneumática; Tecnologias Aplicadas ao Trabalho; Ferramentas Digitais para a Aprendizagem; e Educação Fiscal: Empreendedorismo e Sustentabilidade.
“Essa política pública já está transformando a realidade dos nossos estudantes. É com muito orgulho que oferecemos novas oportunidades, a partir das oficinas, aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Obrigada às escolas que aceitaram em inovar e aos nossos parceiros, como o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, o Colégio Politécnico e o Tecnoparque”, ressaltou a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Gisele Bauer.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, e a coordenadora da EJA diurna, Cláudia Bassoaldo, reforçaram a importância da política para o ensino dos adolescentes, entre 15 e 17 anos, que participam do programa. Conforme eles, o aprimoramento da Educação passa por iniciativas como o Conexão de Saberes, que busca garantir oportunidades aos estudantes, abrindo-lhes às portas para o futuro.
Mas, o trabalho continua. No próximo semestre, os mesmos alunos retornam às oficinas. O grande grupo foi dividido, e quem cursou uma disciplina poderá optar por novas. Ao fim da atividade desta quarta, estudantes e professores conferiram, no hall de entrada do Tecnoparque, os trabalhos desenvolvidos no Centro Educacional Conexão de Saberes.
Participam da EJA diurna as escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Aracy Barreto Sacchis, CAIC Luizinho de Grandi, Lidovino Fanton, Pão dos Pobres, Pinheiro Machado, Diácono João Luiz Pozzobon, Adelmo Simas Genro e Irmão Quintino.
CONEXÃO DE SABERES
O Conexão de Saberes une empreendedorismo e educação. A política pública promove qualificações, oficinas e atividades empreendedoras, inserindo os adolescentes da EJA diurna no chamado Espaço Maker, em que os projetos voltados à inovação permitem o desenvolvimento criativo, empreendedor e autônomo.
O projeto Conexão de Saberes consiste em dois pilares: Reparador, com trabalho voltado à distorção idade/série; e Preventivo, com intenção de garantir o ensino de qualidade com trabalhos de prevenção, a fim de garantir o aluno na série correta. Oito escolas da Rede Municipal já aderiram ao projeto a partir da Educação de Jovens e Adultos diurna, que integra a política pública em caráter reparador. Assim, a Prefeitura abriu 18 novas turmas em 2019, e estão matriculados 275 estudantes de 15 a 17 anos.
Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria