Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do SEBRAE /RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, através de eixos estratégicos.

Esse programa visa justamente aproximar a gestão municipal e suas políticas públicas para a criação do ambiente empreendedor, da capacitação empreendedora, implementando ferramentas de auxílio aos negócios.

É primordial as competências, qualificação e profissionalização, isso se aplica ainda mais na área da gestão pública pelo impacto que sua atuação tem na vida do cidadão. O fortalecimento da agenda de qualificação dos servidores públicos deve fazer parte de uma estratégia de Estado para garantir o bom desempenho do serviço público.

O programa está estruturado nos seguintes eixos:

Gestão Municipal

O Eixo Gestão Municipal prevê soluções e entregas para o Prefeito, o Secretário e o Agente de Desenvolvimento do Município.

Desburocratização

O Eixo Desburocratização prevê soluções para simplificação do processo de abertura e licenciamento de empresas no município.

Compras Governamentais

O Eixo Compras Governamentais dispõe de soluções para concessão de um tratamento diferenciado, simplificado e favorecido aos pequenos negócios nas licitações públicas, conforme a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O Eixo fomenta o aumento de oportunidades sociais e econômicas por meio do uso do poder de compras governamentais.

Educação

O Eixo Educação visa transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhados às premissas da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular do MEC – Ministério da Educação e Cultura). Acreditamos nos professores como os agentes da transformação responsáveis pelas mudanças que queremos ver na educação, e por isso a formação continuada e a aplicação de metodologias ativas estão presentes neste eixo.

Plano de Desenvolvimento Econômico

O eixo prevê o desenvolvimento das lideranças públicas, privadas e do terceiro setor para o protagonismo, a cooperação e o autoconhecimento, visando a instituição de um Comitê Municipal de Empreendedorismo e a elaboração de um Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Programa Municipal de Microcrédito

De forma consciente, estratégica e planejada, o crédito é uma ferramenta de desenvolvimento, que pode contribuir para aumento no número de empresas e empregos no município. O eixo tem como objetivo auxiliar a prefeitura na implantação de um programa municipal de microcrédito que possa atender microempreendedores, microempresas, empresas de pequeno porte e/ou produtores rurais.

Turismo

O eixo do Turismo prevê diagnosticar os impactos positivos e negativos da atividade, buscando reduzir possíveis impactos e construir a atividade turística de forma planejada e engajando a sociedade.

Valorização das Empresas Locais

As capacitações serão realizadas no município que adquirir e a Prefeitura deve disponibilizar espaço adequado para sua realização, sendo preferencial, a Sala do Empreendedor.