Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Turismo Técnico-Científico

Santa Maria foi pioneira, em 1960, com a criação da primeira Universidade Federal do interior do Brasil, a UFSM. Ao longo desses 50 anos, a cidade tornou-se um pólo educacional, gerando conhecimento e promovendo interessantes pesquisas técnico-científicas.

Neste segmento, destaca-se o campo da paleontologia, principalmente por descobertas feitas na região desde a década de 30 até a atualidade, fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa científica. Em alguns museus situados em Santa Maria, como Gama d'Eça e Vicente Pallotti, é possível encontrar fragmentos fósseis de animais e plantas que viveram no Triássico.

O município tem outros acervos voltados para história, antropologia, arqueologia e biologia, além de museus com concepções diferenciadas, como o Treze de Maio, que oferece atividades artístico-culturais relacionadas com a valorização das raízes afro-brasileiras, e o Museu Interativo de Astronomia, cujo acervo permite que o visitante conheça esta ciência de maneira lúdica.

MUSEU EDUCATIVO GAMA D'EÇA E VICTOR BERSANI
Endereço: Rua do Acampamento, 81 - Centro
Telefone: (55) 3220-9306

MUSEU VICENTE PALLOTTI
Endereço: Av. Presidente Vargas, 115 - Patronato
Telefone: (55) 3220-4565

MUSEU TREZE DE MAIO
Endereço: Rua Silva Jardim, 1407 - Rosário
Telefone: (55) 3226-6082
 

MUSEU INTERATIVO DE ASTRONOMIA

Endereço: Praça Santos Dumont, Pr. 45 - Campus UFSM
Telefone: (55) 3220-8226

JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Endereço: Avenida Roraima, nº 1000 - Faixa Nova de Acesso a UFSM (Cidade Universitária) - Bairro Camobi
Visitações pré-agendadas e gratuitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Local de produção de mudas, ensino, aprendizagem e pesquisa. Possui viveiros de árvores nativas, plantas medicinais, ornamentais, alimentícias, bromélias e orquídeas. Local com acessibilidade propício para passeios, lazer, reuniões, piqueniques e contemplação. Recebe grupos de todas as idades e possui três trilhas internas guiadas. Site: http://w3.ufsm.br/jbsm/
Telefone: (55) 99193 8183