Inicial > Desnv. Econômico e Turismo > Notícias > Terminal aeroviário de Santa Maria tem...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

16/03/2023 29/08/2023 14h56m

Terminal aeroviário de Santa Maria tem novo nome: Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho


Foto: Alex Caceres (Prefeitura) / Arquivo

Denominação é uma homenagem ao primeiro comandante da Base Aérea de Santa Maria (Basm)

Santa Maria está situada no Centro do Rio Grande do Sul e tem papel importante no desenvolvimento da região. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, solicitou a mudança de nome do Aeroporto de Santa Maria, que desde 8 de março deste ano, passou a se chamar Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho.

“O aeroporto é fundamental para o desenvolvimento de Santa Maria e região. Quanto ao nome, é uma justa homenagem ao primeiro comandante da Base Aérea de Santa Maria. O aeroporto funciona por meio de parceria do Município, pois a pista é da Base Aérea. Então, optamos por uma homenagem que envolvesse a Base Aérea no nome e colocamos o ‘Regional’ pelo desenvolvimento que acreditamos que o aeroporto traz para a Região Centro do Estado”, pontua a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.

Como a titular da pasta salienta, o status de Aeroporto Regional é devido à localização do terminal aeroportuário, que possibilita a promoção do desenvolvimento da área central do Estado. Esse aeroporto atende todos os Municípios vizinhos e promove ligação mais rápida com o centro e o sudeste do país. O terminal aeroviário ainda atende aos equipamentos públicos de Santa Maria, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e seus polos, quartéis, o Hospital Universitário (Husm) e outros.

O Executivo Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei para mudança do nome do aeroporto em 26 de maio de 2022. Após tramitação no Legislativo, em 8 de março deste ano foi instituído o novo nome, por meio da Lei Municipal 6.728/2023.

HOMENAGEM
A exemplo do que ocorre em aeroportos das capitais de grandes centros, a ideia era dar um nome ao terminal aeroviário que fosse identificado com a cidade de Santa Maria. Assim, pensou-se na possibilidade de homenagear o primeiro comandante da Base Aérea de Santa Maria, Brigadeiro Cherubim Rosa Filho.

O militar nasceu em Sorocaba (SP), em 11 de setembro de 1926. Rosa Filho ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) como Cadete do Ar e, durante a Segunda Guerra Mundial, entrou na antiga Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, quando foi declarado Aspirante a Oficial Aviador, em 1948.

Após anos de serviços prestados à FAB, em diversos Estados brasileiros, em 1971, ele foi designado para implantar, em Santa Maria, um núcleo de base que servisse ao desdobramento da Força Aérea no Conesul e apoiasse unidades de aviação para Operações Aéreas Especiais. Sendo assim, construiu e organizou a Base Aérea, tendo sido o seu primeiro comandante.

Cherubim Rosa Filho recebeu 18 condecorações, dentre elas, o Mérito Aeronáutico Grande Oficial. Durante a sua vida profissional, participou de importantes comissões, como a que tratou da Lei de Organização Judiciária Militar, da atualização do Código Penal Militar (CPM); do Direito Penal Militar; do Direito de Guerra; e do Regimento Interno. Morreu em Brasília-DF, em maio de 2022, de causas naturais aos 95 anos.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos:
Alex Caceres / Prefeitura / Arquivo e
Agência Força Aérea / Reprodução / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial